fevereiro 28, 2008

SAÍDA MARATONA - MARÇO 2008


Agora é que é... Ou não é...!!!???

DE REGRESSO ÀS ORIGENS... OU TALVEZ NÃO...!!!

Aceitam-se apostas...!!!


COMO NINGUÉM APOSTOU...!!!

GANHOU O TALVEZ NÃO...!!!

E como o quórum desta vez tá todo repartido
(Uns não podem...!!! Outros estão doentes...!!! Outros andam na balda...!!! Aliás... na "HUGE" Balda...!!!)

DOMINGO 02 MARÇO

CAMARNAL /ALENQUER
32 KS



(Vou arrancar cedo cedinho... tipo 0730)

Ainda tenho um lugar no carro... Aceitam-se companheiros para rachar o percurso...!!!

Abraços e Grandes Pedaladas

Nota: Para a semana é para ao sábado... é o Álvaro que manda...!!!

fevereiro 21, 2008

SAÍDA - 24 FEVEREIRO 2008

DOMINGO
24 Fevereiro 2008
0845
Lá nas bombas da Galp

Cá está...!!!

De volta ao burgo...!!! Depois de duas saídas "fora de portas"

Cá na terra... Ninguém fará a mínima ideia de qual o percurso que a fazer... mas algum se há-de arranjar...!!!

[Depois do dilúvio do fim-de-semana passado nem a imaginar dá para saber como estarão os trilhos... se calhar desapareceram...!!! :) ]

- Confirma ao que vens -

fevereiro 19, 2008

[RESCALDO] - Saída Especial 17 Fevereiro

E não é que os 100 MÃOS lá estiveram....!!! Mais uma vez... poucos mas bons :)

Pois foi..!!! às 09 e tal lá (em organizações com esta dimensão não se compreendem muito bem estes atrasos... mas enfim...!!!) lá começou mais um percurso novo num local novo...!!!

Foi bonzinho...!!! Não foi ESPECTACULAR...!!! Mas foi bom...!!!

Organização q.b. positivo (Recepção apenas logística mas simpática, abastecimentos regulares - laranjinhas, bolachinhas, águinha e pouco mais, apoio técnico básico e pouco visível..., Bom apoio nos cruzamentos)

Os + : Solidariedade e companheirismo entre a maioria dos participantes (Foi bonito de se ver); Algumas zonas técnicas e descidas a condizer; Bonitos slaloms entre árvores e herbáceas variadas (boa experiência e sempre deu para recordar as saudosas férias de neve... :))

Os - : O outro lado da solidariedade e do companheirismo... Pessoal que sabe que pedala bem e para se mostrar, fica para trás na saída para depois fazer um figurão a passar tudo e todos.... mas calma porque não passas só porque queres... Passas quando der para passar... Tá com pressa.... saísse mais cedo...!!! Se está tudo parado e desmontado vais para a fila e esperas... como os outros; Muita areia... É pior pedalar em areia que subir uma rampa e só choveu no fim ...!!!; Cuidado com as abelhas... :); Algumas zonas com marcação deficiente

Mas valeu... pela experiência. Deu para fazer uma boa média... O percurso era rolante... e com boas descidas e apenas alguns pontos (leia-se subidas) de alguma dificuldade física (mas a pé também se faz... dirão alguns e com razão). O tempo esteve bom para o pedal até aprox. 2/3 do percurso. O sol esteve escondido o que é sempre bom (para alguns), a água caia muito esporadicamente, só o frio era algum e não dava para ficar muito tempo parado. No fim é que a coisa acentuou... A água começou a jorrar e não mais parou (até ontem... :( ) e o frio arrepanhava o """ossame""" e deixava as articulações sem lubrificante...

Mas pronto... lá chegámos... Sãos e salvos...!!! E para o ano, talvez, lá estejamos outra vez... Temos de ver na agenda... :)

PERCURSO: Sobreiro Curvo - Sobreiro Curvo
SAÍDA: 0930 hrs
TIPOLOGIA TERRENO: Alcatrão; Terra; Areia
TIPOLOGIA PERCURSO: Estradão; Single Track; Técnico
DISTÂNCIA: 47 km
TEMPO: Muito Nublado; Chuvinha a Chuva; Frio a Muito Frio

fevereiro 14, 2008

SAÍDA MARATONA - 17 FEVEREIRO 2008


Depois de um último domingo muito bem passado... Vão os (ou alguns) 100 Mãos a mais uma presença além fronteiras...!!!

Desta vez um pouco mais a norte... SOBREIRO CURVO (Torres Vedras) é o destino para uns 4o e tais kms que se querem, mais uma vez, bastante produtivos...!!!

Para a próxima semana devemos estar de volta aos trilhos da malta... Mas nunca se sabe...!!!!
UUUHH!!!!
UUUHH!!!! UUUHH!!!!


fevereiro 11, 2008

[RESCALDO] - Saída Especial 10 Fevereiro 2008 - Passeio Bombeiros Mafra

Os 100 MÃOS estiveram lá... - Longe dos 100, porém muito bem representados... :):):):):):):):):)

Simplesmente ESPECTACULAR...


Organização muito boa - não esquecer que foi a primeira... (Percurso bem assinalado em 99% do trajecto, Percurso equilibrado, misto e muito bem desenhado, Algum atraso no início mas... aceita-se, Apoio no sítio certo... à hora certa)

Percurso excepcional... (Estradões, Subidas Grandes, Grandes Descidas, Single Tracks, Piso Técnico, Horizontes Memoráveis, ... um sem fim de boas emoções)

Apoio irrepreensível... (Só a recepção no quartel com aquele 'petit dejeuner' pagava os 15 aérius da cota que também servia - e muito justamente - para ajudar o pessoal dos bombeiros. Se multiplicarmos isso pelos dois apoios energéticos idênticos durante o percurso... Ementa: sandes, pão com chouriço, bolinhos, doces, gelatina, sumos, água, cerveja, fruta, rebuçados, ... .)

Enfim... mal dos que não foram :) e que não participaram naquele que consideramos o melhor e mais bem executado "PASSEIO!!!" de btt em que participámos até hoje... (Volta ao Concelho...!!!??? o que é isso...!!!??? Aprendam... como com pouco se faz muito e... muito bem Haja vontade...!!!)

Até para o ano...!!!

PERCURSO: Mafra - Ericeira - Mafra
SAÍDA: 0930 hrs
TIPOLOGIA TERRENO: Alcatrão; Terra; Lama; Areia; Pedra
TIPOLOGIA PERCURSO: Estradão; Single Track; Técnico
DISTÂNCIA: 52 km
TEMPO: Sol; Algum Calor

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,33339.msg279467.html#msg279467

fevereiro 05, 2008

SAÍDA MARATONA - 10 FEVEREIRO 2008


OS 100 MÃOS VÃO LÁ ESTAR


Ajudamos o pessoal do quartel e pedalamos para mostrarmos a certas e determinadas pessoas que afinal até somos mais do que eles pensam... e mais importantes...!!!


[RESCALDO] Saída 02 Fevereiro

QUE CORRIDA...!!! SÓ LHE FALTAVAM OS SKIS...!!! GENIAL...!!!

NÃO ME VENHAS BUSCAR... QUE VOU LÁ TER CONTIGO...!!!

DEPOIS DE VERIFICAR O ESTADO DO TERRENO... LÁ VEM ELE

NA SUA, IMACULADA, MAIS QUE TUDO...

GRANDE CHEFE O PAULO
(Tás a andar muito mal... devias treinar um bocadito mais... na próxima saída fazes duas voltas ao percurso... antes de vires ter connosco... Talvez assim consigas atingir a tua média...)

EXCELENTE TRILHO... MAS SEM LAMA...

IMPRATICÁVEL... PELO MENOS PARA OS NOSSOS PNEUS... :)

MELHORA O TRILHO... PIORA A ADERÊNCIA...
IMAGEM LAMENTÁVEL...

NO COMMENTS...

MESMO A PÉ... NÃO HÁ GARANTIAS DE NADA...
FOI POR POUCO... E QUEM LEVAVA COM ELE ERA EU...

PRATICÁVEL...!!!
MAS JÁ ESTÁVAMOS CÁ EM BAIXO...!!!

AI O MEU PEZINHO :)

AGORA JÁ NÃO HÁ DESCULPAS... MONTA LÁ ISSO...!!!

PRIMEIRA PARAGEM

NO JERUMELO...

... O DESCANSO DAS GUERREIRAS

UM GUERREIRO... ABASTECENDO O CORPO E A (i)ALMA!!!


DOIS GUERREIROS A ULTIMAR O REGRESSO A CASA


Às 0900 "sharp" lá estavam os três estarolas para mais uma volta... desta vez num sábado muito acolhedor... comparativamente ao domingo que lhe seguiria. Premonitória esta mudança...!!!


Fizemo-nos à estrada com o percurso definido... essencialmente pela 'necessidade' do Álvaro fazer o tal último sector da volta normal, chamemos-lhe assim. Porém, até lá, muito haveria de se passar. Como tinha antecipado... não seria só essa última parte que seria uma novidade. Aliás, esta volta resultou num excelente percurso... variado e algo exigente... Só foi pena alguns pequenos pormenores de menor aderência motivado pelas chuvadas da semana... Paciência...!!!


Seguimos directos ao “Estradão do Estaleiro”... aquecendo a musculatura no alcatrão que liga a Venda à Malveira e sem passar pela casa da partida, i.e., sem fazermos o normal primeiro sector do Ninho do Mocho e do Serralheiro. Assim pouparíamos em tempo e em força que seriam necessárias lá mais para o final.


Passamos os inevitáveis "Up Tunel", "Avalanche", o single que nos leva ao Portão do sr. X (baptizado de "X Gate") e por fim o "Tunel 02" que desta vez venceu... Seguramente porque lá faltava o mentor e líder Mr. Pedro e o seu mais recente "Canhão" a servir de lebre... e a puxar o pessoal até lá acima... "...volta amigo que tás aperdoado...!!!" :)


Começam a aparecer os primeiros sinais de mau piso com algumas escorregadelas... mas, por enquanto, nada de incontrolável...!!! Por enquanto...!!!


Lá em cima... virámos à direita e fomos para o lado da Abrunheira via VALE DA JUNQUEIRA fazer aquele estradão muito rápido em descida larga que termina numa picada até à estrada (variante da Malveira para a Carapinheira)


Nota: muito gosta esta gente de terminar os nomes das terras em ...eira...!!!


Depois de alguma adrenalina gasta... é preciso voltar a repor os níveis de racionalidade no sitio... e nada melhor que um quilometrozito a bom subir até recuperar a cota perdida... Estamos na Abrunheira... e vamos retomar o caminho do "Lobo" seguindo pelo "Trilho da Tapada" sempre paralelos ao muro desta. A meio uma árvore derrubada (mais uma...) corta-nos o caminho. É pena...!!! Mas a natureza é a mãe de todas as forças e quanto a isso ... batatas...!!! Lá tivemos de saltar por cima da herbácea para seguirmos caminho.


Entramos no percurso habitual, fazemos a sempre estimulante, se a descer…, "Rampa da Quinta" e antes de seguirmos para o lobo vamos até ao fundo da MATA DO ABADE fazendo o bonito troço do "Morro do Abade" para voltarmos a subir o monte e seguirmos para o CRLI.


O troço começa meio seco. Mas algo me diz que não é por muito tempo... Bem dito bem feito... Poucos metros abaixo dou por mim no meio do desastre...


À frente, Álvaro, artista das corridas, salta da bicicleta e dispara por ali abaixo num misto de arte circense e desespero equilibrista... desaparece do meu campo de visão após uma curva mais apertada... (mas a bicicleta, estarrecida, por ali ficou sem jockey que lhe valesse...) Atrás uma cabecita lá aparece do meio das moitas molhadas e enlameadas... era o Paulo, destemido trepador, que tinha ido fazer um prospecção qualitativa ao terreno (leia-se lama) por onde tínhamos passado... Perante este cenário nada mais me restava senão parar e tentar não fazer parte daquele espectáculo deprimente... e a muito custo... e com a burrita à mão... lá me consegui equilibrar naquele lamaçal impraticável... Era o óbvio depois de uma semana de alguma chuva… É pena… a semana passada tínhamos dado por aqui um excelente espectáculo de btt… Desta vez… é levá-la à mão nos pontos de maior interesse… mas pronto, melhores dias virão…!!!


Lá em baixo seguimos até ao CRLI, onde, pela primeira vez não parámos, porque o sr. Paulo… que anda numa média de 60/70 k’s cada vez que se monta na burrita… disparou por ali acima e só lhe voltámos a ver a cor bem lá em cima… Assim fizemos todo este sector até à N8, onde fizemos a primeira paragem para reabastecimento… Estávamos com uma boa média. Bom ritmo e sem grandes quebras… Boa jornada.


Depois de reabastecidos… e reavaliadas as capacidades físicas da malta, seguimos para a parte final do percurso… para gáudio do Álvaro que finalmente iria conhecer estas paragens.


A primeira subida já se tornou um must… aquela perspectiva cá de baixo do BITUREIRO é um tanto assustadora, mas com carinho… Desta vez fizemos uma incursão ainda maior por aquela mata e subindo mais um pouco por ali descobrimos mais caminhos interessantes. A explorar futuramente…!!!


Claro que tudo o que sobe… felizmente desce…!!! Daí que fizéssemos novo picanço até retomarmos o caminho normal e chegarmos a Vila Franca do Rosário. Dai contornando a SERRA DA ESCUSA seguimos pela lama até à estrada que nos levaria ao JERUMELO. Esta subida deu cabo das ‘canetas’ do Álvaro… que ainda está em recuperação… No Jerumelo parámos para outro reabastecimento… no Café Central… Houvesse por ali uma ementa mais elaborada e ainda lá estaríamos a encher a mula... :):):)


A partir daqui foi descobrir o caminho de ligação ao trilho do alto do monte do Jerumelo… (para evitar a “Subida da Torre” que em nada melhora este itinerário). Assim e depois da preciosa ajuda de uma simpática senhora lá enfrentámos uma subida que parecia bem mais violenta do que se veio a verificar. Chegámos ao alto e fizemos a ligação monte abaixo… pelo trilho antigo… até à encruzilhada… Desta vez viemos pela direita e fizemos a “Parede” mas no sentido descendente… Muito melhor…!!! Mas com muito cuidado porque as águas deixaram marcas. Assim evitámos as pedras e os sulcos da parte final do troço e ganhámos em adrenalina e envolvente.


Cá em baixo uma curva apertadinha à esquerda ia-me levando para a horta do senhor Y… felizmente as pastilhas ainda funcionaram…


Agora é subir pela N8 até à Malveira e depois da lavagem das máquinas seguir até à Venda para o merecido repasto…


Foi uma voltinha bastante produtiva e que vamos repetir… Seguramente


PERCURSO: Venda Pinheiro - CRLI - Venda do Pinheiro
SAÍDA:
0905 hrs
CHEGADA:
1330 hrs
RIDETIME:
0316 hrs
MÉDIA:
11,5 km/h
MÁX:
50,6 km/h
TIPOLOGIA:
Alcatrão; Terra; Lama
DISTÂNCIA:
36,15 km
TEMPO:
Encoberto