maio 29, 2008

SAÍDA 31 MAIO

SÁBADO 31 MAIO

"de regresso às origens"

0830
VENDA DO PINHEIRO

Prevêem-se 40/45 k's do mais puro prazer...
Venda/Malveira/Abelheira/Gradil/Freiria/...

- junto ao posto de assalto ao consumidor de combustível - stand citröen

- CONFIRMA A TUA PRESENÇA -

maio 20, 2008

RESCALDO [SAÍDA MARATONA - ALVALADE_PORTO CÔVO]

Olá meus, minhas... e demais amigos...!!!

Cá estamos, mais uma vez, para vos darmos conta de mais uma saída extremamente extrema...!!! i.e., uma clássica, uma alentejana do melhorzinho que temos visto...

Começou meio atribulada... pois o tempo não abundava e isto de sair de Lisboa cedo cedinho... ainda a noite ia carregada... não é o mais aconselhável, por todas as razões e mais algumas...

Assim, quando chegámos ao local da partida - Alvalade... entre preparar a logística e estarmos preparados... Já a partida tinha sido dada quando nos fazemos ao piso... Mas estamos na presença de pessoal muito bem preparado :)))) e como tal lá tivemos de nos chegar à frente...!!!

O Peter (adeus oh vai-te embora...!!! Ia com o fogo no dito... e desapareceu no meio da enchente). Os outros dois ilustres participantes (moi même e mr. Hélder) seguiram calmamente no meio dos 1300 e tais maduros que se aventuravam nesta alentejaníssima prova de mais de 65 k's.

Começou rolante, por alcatrão... Após alguns k's entramos na planície profunda... onde encontramos trilhos rolantes, estradões largos, outros menos largos... alguma areia para atrapalhar (e como atrapalha a areia...!!! Vocês sabem do que estou a falar...!!!). Cenários muito bonitos... Arrozais imensos que atravessamos em "filinha pirilau"... que o trilho não dava para mais, ..., ...,

Uma primeira pequena subida... numa ligação em alcatrão e deixo, estranhamente, de ver o meu companheiro de viagem... Passam 5, passam 10 e uns 20 mts depois lá vem o rapazola já com outra cara... Uma "ruptura" intestinal vinha azucrinando o moço desde o inicio... Agora sim..., mais leve, íamos seguir livres e libertos de todos os pesos menos agradáveis...!!!

Os quilómetros vão-se fazendo... malta porreira, e disciplinada, que sempre respeitou o natural curso das coisas...!!! Ao primeiro abastecimento (num vale espectacular) encostamos para abastecer o cantil...!!! Ingerir qualquer coisita e seguir adiante...!!! O k's acumulavam-se mas estava tudo nos conformes... Tanto que, ao começar a pingar... e sem vislumbre da sandocha...!!! No segundo abastecimento foi arrepiar caminho e seguir viagem...!!! Non Stop...!!!

Viria agora um dos pontos mais interessantes desta epopeia... a Barragem de Campilhas...!!! Circundando alguns dos seus braços... seguimos ligeiros junto à água por alguns k's e tendo por objectivo (aqui ainda não o sabíamos) o paredão da mesma... Paredão esse que nada tem de especial... para além da sua beleza específica... o que mais interessava era um TIR que por ali estacionara...

Esse veículo... para além de um """100""" número de rodas... e uma cabine propulsora...comum a tantos outros veículos da mesma espécie, tinha uma lona a tapar o atrelado que lhe pertencia... Nada demais se não fosse o recheio que é do melhor e mais completo conduto que já vimos em provas desta natureza... Lá pelo meio, claro, as tão afamadas Sandes de Carne Assada...!!! Aqui a paragem é ÓBRIGATÓRIA(SISSÍMA) - Ouviu mr. Peter...!!! (Mas façam um favor a vós próprios... e comam só uma - este dois lateiros chafurdaram por ali duas belas unidades daquilo, mais não sei quantos alimentos acessórios... e PUMBA... os k's seguintes foram de alguma congestão... - mas por outro lado, o Cercal e a sua serra, aproximava-se e ai este reforço teve a sua preponderância...)

A partir daqui iriam começar as reais dificuldades desta coisada toda... já levávamos 40/45 k's quando a coisa começa a apertar... são duas ou três rapinadas bem puxadotas... pela lindíssima Serra do Cercal... com o seu esplendor habitual (para quem já conhecia...!!!) e com novas descobertas (para quem se estreava por estas bandas...!!!). Deslumbrante aquele apoteótico vislumbre do Atlântico com Porto Côvo um pouca mais a norte...!!! Antes porém, um pequeno 'pit stop' no 4º abastecimento, desta vez para alimentar as bichinhas com um pouco de "oil" - Isto de terrenos arenosos com alguma lama, pelas várias passagens em pequenos ribeiros e na barragem, dá cabo de qualquer transmissão... Assim e para descansar um pouco depois da mais violenta subida de todas... uma pequena paragem.

Daqui em diante foi atravessar a Serra pela meio... com singles lindíssimos (mais parecia o Gerês que o Alentejo profundo), boas e técnicas descidas e mais subidas... enfim...!!! Um conjunto de boas emoções... Passado este ponto iríamos (pensava eu...!!!) rolando calmamente até ao fim...!!!

Porém o pior estava reservado para o fim... quando seguíamos em boa velocidade por estradão e com Porto Côvo cada vez mais próximo... Um estalo... CABUM...!!! Foi-se o apoio...!!! Foi-se o parafuso...!!! Foi-se o encaixe...!!! E f***-**...!!! Foi-se o selim...!!! E só não fui eu atrás... ainda estou para saber como...!!! Faltavam c. de 5 km's para o fim e agora...???

Sem selim... Mas com genica... e muita alma!!! A pé não vou...!!! Vou em cima dela... que não foram os pedais que se partiram!!! (ATENÇÃO: o espigão foi recolhido... para não haver confusões...!!!) Lá se passaram os últimos k's, às vezes em alta velocidade...!!! Só aquela última subida é que foi impossível de fazer em pé... É empinada, sim senhor, mas faz-se calmamente... Agora, em pé e depois de 62 + 5 k's em alto esforço - para mim, pelo menos, é (foi) impossível...!!!

Resumindo... grande organização, espírito grande e sempre em alta, bom percurso, ..., um MUST...!!!

Beijinhos e abraços

(Fotos há poucas... mas vêem a caminho...!!!)

maio 13, 2008

SAÍDA MARATONA


NO PRÓXIMO DOMINGO

+ uma chapa + uma voltinha...!!!
+ uma clássica + uma virtuosa...!!!
+ uma alentejana
+ uma linha no curriculum ...!!!

+ 64 k's que se esperam bem a direito... :)))))) ou torto... :(((((

Tens energia positiva...
Mais de não sei quantos anos...
Já pagaste a inscrição...
o ALENTEJO espera por nós...
Junta-te a estes """100 Mãos""" e leva muito pezinho para pôr no trilho...


maio 12, 2008

[RESCALDO] Saída 11 Maio

Arrancou feio o dia (quase noite...!!!). Nuvens carregadas e ameaçadoras...!!! Nada de novo, portanto...!!!

À PARTIDA... dois "duros"... (os mesmos que à chegada... felizmente...!!!) que o resto ficou a fazer gazeta...!!! ou foram pregar para outras freguesias...!!!

Começava a pingar - "chuva molha... duros!!!" dirão alguns...


Nada que metesse medo...!!! Dizemos nós... que isto é malta de barba rija (por acaso hoje nem a fiz...!!!) Adiante...


Há falta de quorum...!!! Decide-se fazer mais uma jornada "RECON". Objectivo... Sul...Negrais...!!!

Em boa hora...
Lá fomos... primeiro para aquecer o cabedal e elevar os níveis de endurance vamos via alcatrão (pouco menos de 10 k's até chegarmos perto dos pequenos quadrúpedes ainda de sabor aleitado - esse pedaço de carne pecaminosa que tanto enche de orgulho estas gentes...)

Daqui em diante novas aventuras...!!! novos caminhos...!!! excelentes registos...!!! Se dúvidas ainda existissem... acerca do potencial bttístico da nossa região, estas ficaram - mais uma vez... :))) - definitivamente afastadas, tal o conjunto de spots que, em pouco mais de 20 quilómetros podemos descobrir.
Mais um sem fim de k's para mais tarde... repetir - Singles, Doubles e Triples...; Mato profundo e a descoberto...; Calhaus, pedras e pedrinhas...; Subidas, picadas e paredes...; Curtas, longas e boas descidas...; Pontes, ribeiros e riachos...

Enfim... mais um registo muito proveitoso e de grande valor histórico... (dirão um dia os nossos descendentes...)


Depois destas novas emoções... outras se seguiriam com o desbravar de novas e melhores alternativas por "trilhos... já dantes trilhados...!!!" (onde é que eu já ouvi isto...) em terras de Stº Estevão das Galés (evitando a todo o custo o alcatrão) e Malveira (explorando todo o potencial - e que potencial - do monte sul da capital da região saloia)
Em resumo... mais uma manhã em pleno nesta "nossa" inigualável região...

APAREÇAM E DESCUBRAM-NA... MAS PROTEJAM-NA


ATROPELA O "Scorcese"...

TÁS CÁ COM UMA VONTADE...

TÁS, TÁS...

MAS CHEGASTE CÁ ACIMA...
É O QUE INTERESSA

E TU...!!! ESPERA LÁ UM BOCADINHO...
(ANDAS CÁ COM UMA FOME...!!!)

GINCANAS EM ALTITUDE...!!!

AQUI NÃO HÁ DESCULPAS...
SÓ NÃO VAI MAIS ALTO... QUEM TEM MEDO...
EU TENHO...

PONTES, RIBEIROS E RIACHOS...

TÃO UUINDAS... AS PAPOIUUASS...!!!



maio 07, 2008

SAÍDA 11 MAIO

DOMINGO 11 MAIO

0830
(a rolar)

VENDA DO PINHEIRO
- bombas da galp / Stand Citröen -

Saída "Old School"
(vamos recuperar velhos trilhos só para matar saudades)

ZONA SUL / QUINTA VELHA / MALVEIRA / LOBO IBÉRICO / JERUMELO / VALE DA GUARDA

Previsivelmente 40 a 45 k's
(e se não chegar andamos às voltas até dar...!!!)

maio 05, 2008

RESCALDO [SAÍDA MARATONA - PORTALEGRE]











Pois cá estamos inteirinhos... e bem representados... :) Depois de mais um exterior, desta vez a "mítica" Portalegre...!!!

Foram 57 k's (algo a rectificar pela organização - 57 são """""" mais 17 que o anunciado... se não me enganei nas contas...!!!)

Depois de uma noite demasiado curta... :) lá estávamos à partida há hora marcada... nós e mais "...três mil e não sei quantos"...!!! (quanto mais tarde se chega pior - deve ter havido povo a ir para lá dormir... ainda bem... para eles...!!!) Depois da confusão inicial lá se começou a rolar, por alcatrão e em pleno IC2, por uns bons 5 k's para ver se a malta se separava... mas com aquela multidão não é possível... Nem mesmo a primeira subida, 4 k's de boa inclinação, e já algo selectiva, serviu para desanuviar as hostes...

Mesmo com os aprox. 11 quilómetros já rodados, é muita gente e quando o percurso entra no mato a confusão é inevitável... Foi o único senão desta aventura... alguma espera para se atravessar este ponto, mas não é possível responsabilizar ninguém... e claro que quanto mais para trás se fica mais se demora neste ponto... Da nossa parte por ali ficámos entre 20 a 30 minutos caminhando calmamente e esperando... e o tempo a passar... :))))) e o músculo a arrefecer :((((( (esta é a parte pior...)

Finalmente lá nos sentamos outra vez no selim... e zás... recomeça o andamento... zás catrapás... pé ante pé... lá seguimos por trilhos fechados, outros mais abertos... o odor do pó levantado começava a passar para lá nas fossas nasais, o calor começava a apertar, e o ritmo ia subindo...!!!

A selecção natural ia sendo feita... especialmente para aqueles que na primeira subida tinham abusado do seu cabedal... (pessoal... aquilo eram só os primeiros "metros"... ainda havia pelo menos mais 45 kms a fazer... há malta muita janada da cabeça...!!!)

Um pouco mais à frente... a separação entre os duros e os outros - os mais duros ainda... :)))) (nós fizemos parte dos "outros - os mais duros ainda"... - os que foram ao percurso dos 40/57. Sim porque os dos 100 só fizeram mais 2 kms que o anunciado - foram uns privilegiados...!!! Nós, os GRANDES tivemos de mamar mais 17) Adiante, adiante...!!! :)))))

Logo depois o primeiro abastecimento, por volta dos 25 kms!!! Laranjas e laranjinhas, bolos e bolinhos, muita àgua, umas barritas... uma simpática e competente assistência técnica e ala que se faz tarde...!!! Que o caminho é adiante... A partir daqui entraríamos num novo patamar...!!!

Pinhal denso, descidas picadas e algo perigosas (boa sinalização), muita pedra solta... pedia-se material com alguma capacidade... (e se se via por ali material com, muito mais, que alguma capacidade...).

Por volta dos 30 e picos uma subida altamente puxadota... já com algum acumulado na espinha... lá se fez até quase, quase :))))) ao fim... Depois seguimos, e seguimos... Por entre mato e matinho, ora rolante e rápido, ora técnico e, às vezes, não menos rápido... (Perigo, perigo...!!!)

Aos 40 e picos o segundo abastecimento... Aqui imperou alguma confusão... Estava muita gente e o percurso juntava de novo as duas variantes... e não sei bem porquê..., dá-se alguma primazia pessoal dos 100... (bem sei que o esforço é maior e a "aura" é mais alargada... mas meus amigos... aqui, andamos todos ao mesmo... penso eu de que...) Se querem legitimar essa escolha separem fisicamente as assistências...

E já agora... que estamos nesta onda, e para não voltar ao tema... Directamente aos mais rápidos... atletas de alto nível (a malta sabe que vocês são bons ou mesmo muita bons...) mas esta é uma prova aberta a toda a gente... (bons, maus, menos bons ou menos maus) e isto é btt... e a "pista" é a mesma para todos... por isso é bom que respeitem, pelo menos a segurança, de quem vai à vossa frente... (vi coisas loucas na base de um simples - ou nem isso - DIREITA...!!! ESQUERDA...!!!). Minha gente, se só passa um de cada vez... que vem atrás aguenta-se... chegasse mais cedo. Se não gostam... há por ai uma coisa que se chama Taça de Portugal de XC ou Maratonas... (mas essa já não é para todos...!!! Cegggtuuu...???). Desculpem lá o reparo mas obrigado, a gerência agradece...

Seguindo caminho o final aproxima-se... Portalegre já ali está... e zumba... só falta o último tiro... Era dispensável esta última subida - demasiado técnica e de inclinação assinalável... depois de tantos k's já feitos um excesso destes era evitável (para uns 54, para outros 99 um final mais ligeiro tinha sido uma boa opção - em média devia ir montado 1 em cada 25 ou 30 que passavam). E já agora... para sermos justos aqui deu-se o inverso (quem ia desmontado - ilustre grupo em que me inclui :))) devia ter-se afastado para deixar passar os bravos que seguíam em alto esforço por ali acima) O respeito deve ser mútuo...

A festa estava já ali.... Depois da subida a cereja em cima do bolo... uma boa descida pelas ruas de Portalegre - muito bonito para um final sempre apoteótico e motivador em pleno Jardim do Tarro, com muito povo a assistir e a incentivar até ao último segundo todos os participantes...!!!

A avaliação final é muito positiva, boa organização, boa assistência (técnica e logística designadamente por parte das autoridades - grande cooperação - gostei de ver o espírito daquela malta da GêNêRê sempre bem disposta e a incentivar e a apoiar - muito bom), bom percurso (a sinalização é quase desnecessária - com tanta gente a participar basta seguir o "rebanho"... :))))) Alguns pontos menos positivos mas com tanta gente não deve ser fácil fazer mais...

Resumidamente...!!! UMA GRANDE FESTA...!!! A repetir seguramente...!!! Para o ano (com o feriado à 6ª... :)))) tamos cá outra vez...!!!) Esperemos que com mais 100 MÃOS...!!! Epá...!!! CEM ou SEM...!!! (desta vez foram 57...!!!)

Abraço