abril 24, 2009

CONVOCATÓRIA 07/2009 [ALTE]


ATÉ AO SOL DO ALGARVE...

100 MÃOS MANTÉM PÉRIPLO NACIONAL DE REPRESENTAÇÃO AO MAIS ALTO NÍVEL

...DEMONSTRAÇÃO DE ALTO GABARITO DAS CAPACIDADES TÉCNICAS. FÍSICAS E OUTRAS DESTES TIPOS MEIO JANADOS...!!!

(adjectivos qualitativos a confirmar...!!!)

abril 08, 2009

[RESCALDO] 05 ABR NEGRAIS | CABEÇO DE MONTACHIQUE


05 de Abril... um dia como outros para uma manhã "fora da caminha"... No entanto parece que temos alguns "Fortes" na agremiação... fortes mas com letrinha pequenina...


À partida da Venda cinco bravos (4 em presença física mais o wally em presença técnica e espiritual - abraço forte ao nosso companheiro). O objectivo estava bem definido... um empeno à antiga...!!! Rumo a Sul partiríamos para 50 kms de alto grau de dificuldade técnica, física e psicológica (mais de 1200 mts de acumulado em percursos pedregosos e perigosos, e como se não bastasse incluímos a questão psicológica ao designarmos um basofiador oficial a puxar pela canalha... - risos abrangentes...)

Saímos em direcção à Asseiceira Pequena para o primeiro acumulado directo para aquecer os motores... Lá no alto começam as emoções fortes... a picar até ao Rogel abrem-se as hostilidades... Lá em baixo uma surpresa... o que era um trilho alimentado por águas residuais mas com alguma beleza muito específica... trasformou-se numa auto-estrada de terra... Esperemos que não tenham levado esta movimentação geológica até lá acima, ao K... senão destruiram-nos um dos melhores spots de downhill que por aqui havia - MATA DO ROGEL NORTE...!!!

Quem desce... sempre sobe e resta-nos iniciar a subida da ENCOSTA DO ROGEL como se em direcção ao K... porém o objectivo hoje é outro... e segue-se Sto Estevão das Galés e o já mítico SINGLE DO SOBREIRO CAÍDO - Majestoso...!!!

Depois de algumas emoções seguimos agora para um pequeno sector rolante... estradões largos e rápidos levam-nos de Sto Estevão para Negrais... uma descida rápida e pedregosa rompe a monotonia e transporta-nos até à estrada e para a primeira novidade do dia... um single (muito single) e bem junto a um - suposto - curso de água - sem água portanto...!!! São quase 500 mts que ligam o alcatrão ao CAMINHO DAS CABRAS já bastas vezes executado por "nosotros"... Após esta subidita de pedra grossa... o primeiro ar de sua graça de um malfadado pneu... Adiante... adiante...!!! Umas bombadas e siga...!!! O que interessa agora é contornar os Negrais e seguir rumo ao destino... São 10 kms de estradões rolantes e com elevadas rpm's... A média aumenta... e Negrais fica para trás (mas do leitão nem vê-lo...)

E agora... vai não vai... já foi... Lá se descobre o sentido destas coisas do btt... pelo menos do Kbtt

Mais uma chapa.. mais uma descoberta... Com Almargem do Bispo no horizonte mais uma novidade... Um single magnífico... por entre vegetação densa e que não poucas vezes impede o trilho de comunicar com a nossa base de dados sensorial... lá seguimos galgando curvas e curvinhas... pedras e pedrinhas..., ramos e raminhos..., para grande satisfação dos elementos em causa...!!! Grande momento... mais um...!!! Assim vale a pena...!!!

Depois deste quilómetro de grande altivez pessoal e colectiva eis-nos deparados com um grande desafio... Quiçá a grande provação...!!!

Nós, que já temos uns quanto kms destas coisas..., que já galgámos inúmeras dificuldades, ou talvez não..., que já sabemos, ou pensamos saber, como reagir a algumas supresas que o percurso nos reserva... Jamais estaremos preparados para, em confronto com uma corrente de ciclobttistas em sentido contrário, reagir a tão desumana desigualdade...!!! Mas há algo aqui que soa a dejá vu... O que será...??? É isso olha..., a Bandidagem está ai...!!! Nem o melhor dos planos de actividade poderia conseguir tão grande acerto... O que no inicio da viagem era apenas uma remota possibilidade tranforma-se numa certeza... Mais uma vez 100 MÃOS & METRALHAS unidos nestas andanças... Desta vez em sentido contrário mas sempre com o mesmo intuito, atitude e companheirismo... Mas reitero o que já foi dito... é desumanamente desigual esta discrepância de elementos... e desta vez éramos 4+1... (gargalhadas)...

Mas nós íamos a subir.. portanto saiam da frente s.f.f. que a nós custa mais... Brincadeira...!!! Nada disso...!!! Mais um momento de boa e sã confraternização...

Mas desta vez os nossos rumos eram diferentes... e depois de alguns momentos... lá seguimos o nosso caminho rumo a um dos grandes objectivos deste dia...!!! Antes porém... mais emoções fortes nos aguardavem... primeiro no atravessamento de uma pinhal lindíssimo que nos levaria a um sector propenso à actividade lúdica dos mais afoitos destas coisas do btt... chamemos-lhe RAMPA DO BOCAL... técnica, suficientemente rápida - ou não, algo perigosa dá ares de trialeira assim sejam essas as nossas intenções... Resumindo... mais um momento kodac... muito bom...!!!

Adiante uma pequena paragem - finalmente - para o já muito requisitado pic-nic...!!! Uma pequena imprecisão no percurso - rapidamente resolvida por quem de direito - e... "siga al lider"

Passamos as eólicas, ...1, ...2, ...3, ...4 e zás... agora é... queda liiiiiiiiiiiiiiiiiii .........!!!!! 1,3 kms de pura adrenalina... para fazer o tão desejado trilho que nos fez vir até tão meridional zona do oeste... Desde do alto até, algures entre Ponte de Lousa e Guerreiros... em plena N8, foram os píncaros da emoção... controladamente - ou nem por isso - foi ver as meninas a derraparem por ali abaixo e o material a fazer o que sabe melhor... desgastar-se...!!!

Com um pequeno percalço pelo meio... uma queda mais despropositada... lá chegámos todos ao fim de tão emocionante especial... sim porque esta é digna de uma especial espectáculo...!!!

Após isto e depois de alguma recuperação física (escoriação assinalável no braço direito) e emocional lá seguimos todos por trilho... Mas o repouso fez uma pequena e basofiadora mente refinar o seu instinto e quando levamos com a próxima e encaracolada rampa eis que surge, no seu melhor, Shô P ou B (para os amigos...) Quando a primeira curva à direita foi feita... pela direita... (na sua pendente mais acentuada) até se achou normal... não fosse vir algum veículo em sentido contrário visto estarmos em pleno alcatrão com trânsito em ambas as vias... Mas quando... na curva imediatamente a seguir... à esquerda... este Sr. atravessa as referidas vias e enfrenta... qual forcado, o veiculo em sentido contrário... apenas para galgar, novamente a sua melhor pendente... rapidamente verificámos a sua eloquência e capacidade física reiterando o mais que merecido epíteto de Shô B (o Basofiador mór)... MAGNIFIQUE...!!! Continue assim Shô PB que isto sem si não tinha graça nenhuma... Este homem não merece menos que um escada...!!!

Daqui para a frente inicia-se o retorno à Venda... Rumando a norte seguimos paralelos à A8 subindo mais que descendo e fazendo a previsão da última dificuldade que ainda faltava vencer - o Cabeço de Montachique... Até lá horizontes imensos de potenciais percursos... estradões largos e rolantes... subidas e descidas... Enfim um mar de trilhos e caminhos a desenvolver noutros episódios... Chegados ao Cabeço... Há quem siga directo ao almoço... da sogra...!!! E há mais três que ainda seguem para ver... lá do alto... como soam as vistas...!!! Complicadinha esta subida até ao POSTO DE VIGIA... de uma assentada e depois de 45 kms levas logo com 110 mts de acumulado em pouco mais de meio quilómetro... doeu um bocado...!!! Mas compensou pelos bonecos tirados lá no alto...!!! Halterofilia... é outra das modalidades, cada vez mais, presentes nestes nossos K Tours...!!!

Agora é só descer... como se não bastassem de emoções para um só dia... Mr. J lá descobre mais uns metros de "single downhiliano" muito bom... muito técnico e muito cautelosamente... lá se fez... para deleite do referido Mr...!!! A rampa continua e aqui é que foi pior... Se já tínhamos tido um queda... agora ficámos com duas... e esta doeu... especialmente esta noite... A sorte escolhe-me a mim... sabe-se lá porquê... o guiador decidiu virar ao contrário e zás... lá vai alho... por cima da máquina finalmente a queda livre deu-se...!!! Doeu e meteu medo que quando me levantei pensei que a coisa fosse grave... Tou para aqui todo amassado... mas ainda dá para escrever mais umas linhas...!!! Para além de uma mão esquerda toda ressentida e inchada, escoriações no joelho e braço direitos e uma amassada geral na lateral direita, não sei se não tenho para aqui alguma costela danificada... os próximos dias dirão...!!!

É impressionante como um acontecimento desta natureza nos... desfaz... física e moralmente... Com o corpo ainda quente ainda se fizeram uns kms junto à A8 por trilho e a subir com alguma proeminência... Já depois do nó de Lousa... as coisas começam a arrefecer... Daqui até final seria um suplício... Emocionalmente já só se pensava no almoço... e fisicamente já só havia forças para forçar a mente a pensar no almoço...!!! Anulamos os últimos 3 kms e seguimos directo via alcatrão rumo à Venda...

Muito boa mais esta voltinha... Grande componente humana - as always - e grande registo técnico e táctico... A refazer num futuro próximo...

Para além das contingências físicas (das quais se espera rápida convalescença) foi mais uma manhã - FORA DA CAMINHA - em grande estilo de grande satisfação

NOTA:
No seguimento do que tem vindo a acontecer este ano... aproximam-se tempos de saídas importantes para a representação técnica e estética deste K pelo que as convocatórias sofrerão muito provavelmente - em termos internos - alguma desagregação multi funcional - Para além da época festiva que agora atravessamos vamos ter mui dignas representações em eventos como Fátima, Alte; Portalegre, Idanha-a-Nova, Alvalade-Porto Covo, ..., tudo no espaço de um mês... Assim e se noutros locais não for possível aproveita-se, desde já, para desejar a todos os K's um grande mês de viagens e registos ciclobttistas...

BEM HAJAM...!!!


Ainda agora começaram e já no paleio...

Shô P...B
com ar muito sério...


Quem é este gajo...?
Mais um bocado e passo-lhe por cima...!!!

Psico-Bigornas em acção...?

Tira-me o dedo da frente...

Desta vez levam comigo até ao fim...

Todos juntos...

... ou quase...!!!

Deixa-me lá acelerar que os gajos...
(srs. gajos s.f.f.)
...já vão muito à frente...


Porque será que este concorrente vem sempre em primeiro nas fotos...?

Hum...?

Hum...? Hum...?

Cá está ele...

Hum...?

Hum...? Hum...?

Novos Horizontes...

O conquistador mór...
(estava a ver que não aparecia... bolas...!!!)

Mr. J em pose institucional...

Shô PB...!!!
Basofiando lá no alto...

Vais ao chão vais...

..., ...

Destemidos...

...e convencidos...

Vamos embora que ainda há mais um para ir ao tapete...

Já cá faltava...
...mais um halterofilista...