julho 12, 2010

100 K 100 [RESCALDO]


Era uma vez um grupo de ciclistas, vividos ali para os recônditos do Oeste, que decidiram, uma vez mais, ter uma ideia peregrina… Ah e tal..!!! E se fossemos até ali…!!! Ok…, nada de mais… o problema era o ali… Daqui parece perto mas… Ah e tal…!!!

"homem que é homem não come mel… come as abelhas…!!!"

Assim nasceu o 100 K 100… uma travessia entre a Venda do Pinheiro / Malveira até à Arrábida / Azeitão

Antecederam-se meses de trabalho exaustivo, complexo e muito, muito desgastante (esta parte era necessária para enfatizar a cientificidade da coisa… ainda que não seja muito real – nem muito nem pouco… mas isso também não interessa nada…)

Evita-se o alcatrão e pede-se aos viajantes que se redimam dos seus pecados e se crucifiquem pela causa…


O sol raiava à pouco e ainda cheguei a temer o… melhor… Sol com sombra natural era o melhor que nos podia acontecer… mas não… a força progressiva dessa estrela, centro da nossa existência apoderava-se das partículas de vapor suspensas que ainda ocultavam o azul do céu…

0700 sharp conforme anunciado e um arranque sui generis… ao melhor estilo das partidas lançadas da nascar… 3 já lá vinham… e mais um se “ajuntou”… para um pelotão de 4 maníacos destas coisas das bicicletas…

Os objectivos estratégicos estavam à muito bem definidos… o primeiro - e principal… passava por chegar a Belém antes das 0930… O andamento não deveria ser muito pesado que o dia adivinhava-se longo… e o final violento…!!!

Assim lá seguimos “pedal ante pedal” e zás… a primeira subida… e a entrada na terra… a primeira foto (a do arranque), a primeira descida… mais uma subida… outra descida e a logo depois uma subida mais longa para a conquista do Cabeço…, o de Montachique… parece-vos longe… pois ainda só passaram 15 minutos… Para quem queria começar ligeiro..., não está mal…!!! Por outro lado o motor já não se pode queixar de falta de aquecimento…

Agora seguimos para Fanhões… o primeiro single, um pequeno sobe e desce. A bombordo imagens de sonho viradas a norte… um vale de cortar a respiração com Montejunto como cenário… Antes de chegar a Fanhões a primeira grande descida… mais de 1 km de pedras perigosas… e pouca aderência… o caminho requer cuidados redobrados para não pôr tudo em causa… 

Passada a freguesia fanhoense a descida continua – agora em alcatrão – alta velocidade até S. Julião do Tojal e rolar bem até entrarmos no caminho da expo… Aqui deveríamos ter reduzido o andamento… mas temíamos comprometer o objectivo Belém 0930… O terreno plano engana… e muito… e mais tarde a coisa vêm, inevitavelmente, ao de cima… mas lá seguimos em bom ritmo… às vezes como se não houvesse amanhã…

Em todo o caso… fazer o Vale do Trancão, e o seu quase single, sem ser a abrir… não tem graça nenhuma… que se “””lichxse””””…!!! CARREGA 100 MÃOS…!!!

Os primeiros companheiros começam a vir à tona… em sentido contrário… o que torna a coisa mais imprevisível… Já na expo o rio segue-nos em direcção à foz… A zona ribeirinha é plana e pede discernimento… Por isso sempre a direito… sempre a rasgar… rola-se a 30 e tais à hora… Não há melhor discernimento…

Ainda é cedo e pouca gente se aventura por aqui mas à medida que vamos seguindo em direcção a centro da cidade, esta vai nascendo para mais um domingo de verão intenso… Os primeiros turistas já fotografam o meu homónimo no Terreiro do Paço… ele de cavalo e eu a “cavalo” numa burra – cada um tem o que merece… e eu tinha um barco para apanhar… nem nos despedimos convenientemente… até porque ele estava mais preocupado com aquela italiana… 

...adiante…!!!

Cais do Sodré e os primeiros alcoolizados da noite… um individuo aqui a sacrificar-se e estes a saírem do disco-sound… bonito serviço… lá está… cada um tem o que merece… Passada a Rocha, Alcântara, as Docas e o Passeio Marítimo ai estamos nós… no terminal fluvial de Belém… Olhas as horas… Se calhar ainda dá para irmos aos Jerónimos… O barco ainda nem estava atracado… do outro lado… Teríamos de esperar…

Nós e o pneu vazio de uma das máquinas… just on time… Teríamos tempo de o mudar durante a travessia…!!! Ou não…!!! i.e.,  tempo tivemos… não tivemos foi tempo de sair… 

Ainda o dito objecto com casco não tinha encostado e já víamos o Porto Brandão por um canudo…!!! Mas que raio… então mas isto não pára… Não… só encosta…!!! live and learn

Lá ficámos agarrados às companheiras e a ver a Trafaria mais perto…!!! Uma neutralização forçada… Mas mais uns minutinhos para apreciar a majestosa viagem entre as… três margens…!!! Magníficos cenários - um dos pontos mais altos (ao nível do mar…) e retemperadores desta aventura…!!!

Lá atracámos… e desta vez não nos enganam… Rapidamente assaltamos o cais… não fosse o marujo querer voltar à capital antes da hora…!

Apenas como referência futura e visto à posteriori… parece-me uma melhor opção fazer a travessia completa… O que se ganha saindo no Porto Brandão são quatro kms de alcatrão, metade dos quais em subida pesada… mais 500 mts de trilho…

De volta à progressão e reencontrados os satélites com o i.d. do caminho… uma grande partida… depois de meia hora em repouso quem diz que o motor quer arrancar…  e com esta rampa… esta doeu… mas lá se fez…!!! E ainda bem… que a recompensa veio depois... Fugindo às balas… entramos num single perfeito… Sinuoso, rolante e rápido… com um cenário magnífico… Lisboa e o Búgio como fundo e singelos 300 mts de puro prazer… Do melhor…!!! Mas não era tudo… um pouco mais à frente outro single a acompanhar perigosamente a arriba… Este também é dos de eleição – mas não nesta época… a quantidade de catos, picos e afins perfurantes é tal que no fim a sensação de barrica furada é tal que parecemos um passador…!!! Bolas…!!! Nem dá para apreciar o cenário… Mais um, magnífico… agora virados a sul, toda a linha de costa até ao destino final apresenta-se rejubilante e atractiva… Nem o odioso aglomerado arquitectónico da Costa é capaz de desviar o olhar da majestosa linha de água e da magnífica Arrábida já mais perto…, no entanto tão longe…, mas sempre Arrábida…!!!

Antes de descermos ao nível do mar mais emoções fortes… Um descida rápida e a entrada em mais um single… Os vergonhosos destroços do efémero Onda Parque servem de cenário a este curto trilho... muito curto mas muito impactante… Muito bom... mais um para o very best of essencial…!!!

Agora de regresso à civilização… aquela civilização que perde horas a fio para chegar às ondas espumadas de água salgada… !!! Impressionante o tempo que se passa nestas filas de trânsito… para conquistar um metro quadrado de areia…!!! Será isto prazer…??? Assim não há condições…!!! A mim não me apanham nesta guerra… mas lá está, cada um tem o que merece…

Nós sim…, chegámos à praia… nós conseguimos… Agora é seguir pelo paredão da Costa… já muita gente se banha, ...muita mais se aproxima…!!!

Mas nós temos outros objectivos… Saímos da estrada e reentramos na terra… Um grupo grande de companheiros segue à nossa frente… Olha… Olha… São os Santa Malta…!!! A universalidade do 100 MÃOS é uma realidade… estamos em todo o lado… vamos para todo o lado… Passa a ser o nosso mote…

Se combinássemos este encontro… certamente não tinha sido tão bem programado… Agora passamos de 4 a não sei quantos… Buééé… como agora de diz…!!! Temos companhia para os próximos, quase, 20 kms… Gente boa, grandes companheiros, bom pedal… O melhor que se pode ter para partilhar estas aventuras…

Aqui exige-se um agradecimento especial… pois os Santa Malta alteraram parcialmente os seus planos, tendo inclusivamente quebrado temporariamente o grupo, para nos darem a honra de nos acompanhar… Um bem haja a todos eles…!!!

Mas voltemos ao terreno… O objectivo é fazer o, demasiado arenoso logo penoso…, Sobe e Desce até à Fonte d a Telha… até lá mais um banho de multidão daqueles que gostariam um dia de chegar ao Atlântico… duvido que o tenham conseguido…!!! Na Fonte de Telha o mesmo cenário… Agora já nada nos incomoda… estamos em sentido contrário… a subir uma picada traiçoeira… alcatroada mas traiçoeira… parece que já acabou mas nunca mais acaba… e é bastante inclinada… bastante mais do que parece…

Por motivos estratégicos transnacionais somos forçados a inflectir o sentido para o interior… Temos de contornar as instalações da OTAN (NATO para os amigos…) Agora vamos ter uns quantos kms em alcatrão e em estradão largo e compacto… ideal para retemperar o músculo e preparar o assalto à serra…!!!

A meio deste sector a despedida aos Santa Malta… Esperamos um reencontro para breve…

Atravessamos parte de Fernão Ferro e estamos em direcção a uma breve paragem para reabastecimento liquido e sólido… Lá está… A ciência ainda é o que era… acabadinhos de estacionar os veículos e caput… terminou o líquido… Melhor é impossível…!!! Ou então é muita sorte… - eu inclino-me mais para esta…!!!

Barriguinha cheia… se calhar demasiado cheia, e segue-se para a parte final… e que parte final… agora sim é que o coisa ia começar a doer… Já são 80 kms nas pernas e ainda temos a serra para vencer… É preciso alguma dose de loucura… a moral cai um pouco e o físico ressente-se…!!!

Para ajudar o terreno não ajuda…!!! Torna-se, de novo, demasiado arenoso… em cada duas pedaladas parece que só uma é que actua… Em cima disto tudo… eu sabia que o paraíso estava a pouco mais de 5 kms – bastaria para tal virar à esquerda… mas não… homem que é homem…

E lá deixámos o Peru e os Bolinhos para mais tarde… (leia-se Qta do Perú e Casal Bolinhos).

Chegamos ao Alto das Vinhas e a Maça… (será que esta gastronómica toponímia sabe que nós estamos no limite… raios a partam…)

O objectivo seguinte é a pièce de resistance desta aventura toda… fazer as Pedreiras e estar nas Varandas é algo que não se pode perder por estas paragens…!!! Porém, antes do céu o calvário é uma certeza… Subir as Pedreiras é algo para figurar no álbum das Greatest Biking Achievements de qualquer bttista… se isso for efectivado ao cabo de 90 e tal kms… penso que as honras deverão ser de primeira página…

As Pedreiras encerram uma subida pesada de aprox. 1,5 kms… cujos últimos 300 mts, assim a olhómetro calhómetro, terão seguramente uma pendente na casa dos 15-16% senão mais… Inimaginável…!!!

Dois dos bravos conseguiram a proeza de a conquistarem sem paragens… Brutal…!!! Outro dos bravos teve o bom senso de fazer os últimos metros calmamente a ver as vistas… Este vosso narrador teve a insanidade de não desmontar… Parar e descansar, mas não desmontar… fica o registo para a posteridade…

Mas que mais querem estes doidos senão ir à Varanda… Imperdível a magnificência deste local…!!! É o verdadeiro paraíso aos nossos pés…

Mas é preciso ter algum cuidado… o discernimento mental após esta subida não é o mais recomendado… a quantidade de moscas insurrectas e minúsculas ingeridas adicionam altos níveis de falência cerebral… e a falésia é incomensurável… qualquer distracção é, literalmente, a morte do artista… Um voo picado de muitos e infindáveis mts não é o final desejado para uma aventura destas… Muito Cuidado…!!!

Depois da contemplação e de algumas palhaçadas cinematográficas... decidimos bravamente continua...


E como tudo o que sobe… desce… Temos o prazer no seu estado mais puro… Mas não menos perigoso… Esta vertente da serra tem muita pedra e são necessárias atenções redobradas… Mas é uma descida recompensadora… vertiginosa e sem fim…!!! Muito bom… tudo para voltarmos ao inicio… da subida… Há voluntários…!!! NAHHHH…!!! Bem me parecia… 


Agora é seguir, nas entranhas da serra e atravessá-la por trilhos e estradões… rumo aos Casais da Serra… A Arrábida no seu melhor para desfrutar… sobe e desce…, desce e sobe…, muita técnica…, muita adrenalina…, grandes momentos…

Nos Casais da Serra o objectivo era um repasto estratégico e municiador de capacidades físicas acrescidas… problemas logísticos aos quais somos alheios deitaram a perder toda uma motivação de há muitos kms atrás… Ficou-se apenas por um acepipe mal enjorcado… com uns quantos decilitros de líquidos açucarados para o caminho final…

Passados alguns longos minutos de repasto…os próximos kms procuram atingir dois objectivos… Ver o amiguinho mais amiguinho de todos… o burrito do J… mas até este nos disse que com este calor se tinha demitido da sua própria função… Era burro mas não era parvo… Pelo que este objectivo ficaria por atingir… 


...e fazer o Velho das Saias… um single destrutivo e agora destruído na sua parte final… Infelizmente ficou decapitado de uma parte importante, muito importante… mas ainda faz sentido percorrê-lo quanto mais não seja para que se dê o objectivo por cumprido…!!!

Com isto tudo já temos no bucho qualquer coisa como 110 kms e ainda vamos descer um bom bocado até à estrada… Até aqui nada de mais… mas a grande provação ainda está por chegar… Depois de alguns metros de alcatrão a subir…  para os Picheleiros invertemos o sentido de marcha e seguimos de novo para a terra… Aproxima-se a subida para os lados de  S. Simão… Impraticável é o único adjectivo que me faz lembrar a dita… Já não há pernas… muito menos motivação…

A única coisa que nos faz seguir é aquela velha máxima de que…

homem que é homem…

Um quilómetro em estradão mais 300 mts de trilho apinhado de raízes torna a coisa pesadíssima… sempre a subir… pendentes inapropriadas para a época..., uma provação que não vem no melhor timming… mas mais uma vez foi conquistada… à custa de algumas paragens, é verdade… mas agora como antes… sem nunca desmontar… valha-nos isso...

Parar não é desmontar… ou será que é?

Lá no alto o melhor dos sentimentos… Agora é definitivo, agora é sempre para baixo…!!! Bom trilho, rápido… alguns saltos imprevisíveis levam-nos à N10… passando por Vila Nogueira seguimos para os Brejos | Casal Bolinhos… por S. Lourenço… Ainda temos uma pequena brincadeira ao passar por uma passagem superior em sucessivos caracóis (afinal ainda havia mais esta…) e temos o fim à vista…

Cento e dezoito quilómetros (118 kms) de puro prazer – sofrimento incluído e uma manhã e metade da tarde mais que bem passada…

Um registo para a memória colectiva de um grupo de gente crescida que gosta de desafiar sabe-se lá o quê…!!!

Uma palavra final a todos os que fizeram este e(in)vento possível… muito à frente… Assim vale a pena…


RESUMO:

Distância | 118 kms
Tempo Total | 09:15 hrs
Ridetime | 07:06 hrs
Média | 17,02 kms/h


A repetir…???

Não há desculpas... Já está marcado… 12 de JUNHO DE 2011

Aceitam-se inscrições…!!!