novembro 19, 2007

[RESCALDO] - 18 Novembro 2007


o Pedro, o Hélder e o Álvaro no 1º furo


o Paulo no apoio ao furo do Pedro



Isto tudo para não pagarem portagem...!!!
Olha que eles "andem" ai...

Tás a olhar para onde...! Ficas mal no boneco...!

Ri-te...!!! Ri-te...!!!

Olha-me este...! Vê lá se não cais...! Também não se perdia muito...!

Lá vem ele...!!!

Com a corrente na mão...!!! e o espinho na perna...!!! Mas ainda não sabia... Nem sentia...
Ganda maluco...!!!

Não pares...!!! que o gajo amanha-se sózinho...

eu não disse...!!!

Anda lá...!!! Força nessa pernita...!!!



Olhem a minha menina...!!! É linda...!!!

Por acaso até é...!!!


Andavas para ai a dizer mal das rodas dos outros...!!! Eu bem ouvi...!!!


Ajudem lá o moço...!!!

Eu não posso que tou a tirar o boneco...!!!


Grande rampa...!!!


O dia acordou solarengo o que indiciava algo que na véspera não se previa... Mas ao primeiro contacto real com a metereologia logo se verificou a presença de um .... certo e determinado frio... de arrepiar o mais protegido dos participantes de mais esta "petit" aventura...!!! (Como diz um amigo meu... estava "um frio de caganita"...!!!)

Lá estávamos à partida, à hora marcada... O Zé, o Pedro, o Hélder (que veio de "longe" para conhecer estas paragens), o Àlvaro (que vem de longe mas já é da casa) e o recém chegado (e muito bem vindo - boa onda e bom de pedal) Paulo. Já em plena actividade aproxima-se um carro a apitar... Ah e tal...!!! Bom era o (outro) Pedro, que um pouco atrasado teve a sorte de ainda nos ver... Lá parámos um pouco para ele montar a burrita dele e seguirmos em direcção ao que interessa...!!!

Desta vez optámos por fazer uma primeira variante mais extensa e juntar a Venda do Pinheiro à Asseiceira antes de seguirmos para os lados do Lobo (Malveira e Picão). A primeira parte desta variante "NINHO DO MOCHO" e "SERRALHEIRO" já é um "must" das nossas voltinhas mas a extensão ao "VALADOR" e ao "MOSQUEIRO" (ainda na Venda) e a tentativa de recuperar o percurso da "QUINTA VELHA" (já na Asseiceira) revelar-se-ia de todo desnecessário. Foi uma perca de tempo pois a ligação destas duas realidades interessantes com o itinerário genérico do Lobo provoca ligações sem interesse e que levam algum tempo a fazer o que invalida o aproveitar, mais adiante, de percursos bem mais interessantes. (Mas claro, isto sabêmo-lo agora...!!!)

Assim já conseguimos definir áreas de acção... Uma a Este e outra a Oeste da Venda. Cada qual com a sua especificidade e com potencialidades muito próprias. A primeira de cariz mais rolante com possibilidades mais amplas de recuperação. A segunda com uma cadência talvez mais agressiva e técnica mais de acordo com o nosso gosto particular, com certeza que a envolvente mais florestal pesará nesta avaliação.

Voltando ao percurso, e após passagens pela "Ervideira", "Olimpo" e "Quinta Velha" as coisas começaram a "atribular-se" com um primeiro furo por volta dos 10 kms. Lá se encarou a coisa pelo melhor, obviamente e seguimos para a tal ligação que pouco traz de novo exceptuando uma pequena subida mais técnica que fez as delícias de alguns dos presentes :)...!!!

Passada a zona da "Futura Praça da Portagem" (que rapidamente será, e bem, interdita a estranhos) iamos então começar a entrar nos verdadeiros terrenos... Ainda se parou para umas fotos em pleno talude da dita obra... após as quais se dá um pequeno desencontro de percurso que leva metade do grupo por um trilho sem muito destino e a outra metade por outro lado... o correcto (mas quem sabia vinha atrás... :):):) (Logo nos reunimos na rotunda para voltarmos ao trilho...)

Feito o "Estradão do Estaleiro", na tal pequena subida curta a derrapante, eis senão quando, passa um, passam dois e......... TRACCCCC..........!!!! O pedal inverte o sentido, a máquina engrena a marcha-atrás, o condutor vem agarrado a ela e CABUM...!!! Dentro do silvado...!!! É o que dá correntes altamente rodadas...!!! Lá está mais uma pausa forçada e algo demorada para concerto da corrente (pelo menos parece que ficou melhor que antes - ainda há males que vêem por bem). O pior foi o espinho que o "coitado" do Pedro levou agarrado à perna. Mas não se preocupem porque ele só deu por ele uns kms mais à frente quando voltámos a parar com novo furo... HI HI HI!!! Se não temos parado acho que ainda lá estava... o espinho...!!!

Por falar em parar... afinal as Cannondale também furam...!!! AH AH AH

Enfim, lá passámos os "MOINHOS", a "ABRUNHEIRA" e a "MATA DO ABADE". No final da qual foi a vez do Àlvaro, mais um furo... rais parta a sina deste passeio. Ainda a procissão devia ir no adro e já levávamos três furos e uma corrente partida...!!!

Mas lá seguimos até nova interrupção... Na descida para o Picão, uma pequena queda, nada de especial mas no tal final mais técnico aquilo que custa a descer estavam os "moto quatros" a tentar subir (nada de mais se não fossem para ai uns cinco ou seis com as motas paradas no meio do trilho... gandas malucos... Ai morres morres!!!) Mas pronto, ..., lá tivemos de desmontar e passar pela berma que não existia...

A partir daqui voltou-se ao normal. Passámos o Lobo, subimos e descemos o Picão até chegarmos à N8. Aqui temos mais dua hipóteses... Ou seguimos..., ou voltamos...

Com estes atrasos e precalços e motivados pelos afazeres dominicais o grupo teve de se dividir. Uns continuaram, outros regressaram à base...

Esperam-se novidades dos que continuaram... e espera-se acima de tudo que tenha sido mais produtivo...!!! (o que não é fácil perante as dificulades dos último sector deste trajecto...)

Assim se passou mais um dia nos montes... mais azarado, mais complicado, menos produtivo. Há dias assim...!!! mas melhores dias virão certamente...!!!

Até lá!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Zé,


Como sempre a tua veia literária e humorística, vem ao de cima.
Excelente descrição da parte que fizeste do percurso.
Já era tempo de enviares uns excertos dos teus textos para a Bike Magazine (e vires a ser um colaborador), para o resto do pessoal que não te conhece também se puder deliciar com os teus textos.

um abraço

P Machado

ZE disse...

Grande Pedro...!!!

Muito obrigado, pela parte que me toca...!!! Eventualmente um dia dir-lhes-ei qualquer coisita...!!! ;)

Então e vocês!!?? Correu bem o resto do percurso...?

Fiquei um bocado preocupado com o Pedro (o outro) ele já tava um bocado "arreado"...!!! E aquele final é puxadote...!!!

Unknown disse...

Boas.
O final foi muito bom com umas belas subiditas (é disto k preciso para ganhar mais pernita), e com uma descida muito boa (k também preciso para melhorar a fraca técnica).
Relativamente ao Pedro da Hardrock, lá se foi aguentando até final com um sorriso nos lábios.

Dia 25, com muita pena minha, não vou estar presente, mas vou de bina para o trabalho (estrada tb faz bem).
Até à próxima
Abraço

ZE disse...

Aloha

Ainda bem que correu tudo bem até ao final e que gostaram

Quanto à descida tamos de acordo... agora quanto à subida ser "...bela..." (Já vi que tens gostos um bocado... vá lá....!!! Diferentes...) :))))

Grande abraço e esperamos pela tua BOA companhia em próximas oportunidades