fevereiro 05, 2008

[RESCALDO] Saída 02 Fevereiro

QUE CORRIDA...!!! SÓ LHE FALTAVAM OS SKIS...!!! GENIAL...!!!

NÃO ME VENHAS BUSCAR... QUE VOU LÁ TER CONTIGO...!!!

DEPOIS DE VERIFICAR O ESTADO DO TERRENO... LÁ VEM ELE

NA SUA, IMACULADA, MAIS QUE TUDO...

GRANDE CHEFE O PAULO
(Tás a andar muito mal... devias treinar um bocadito mais... na próxima saída fazes duas voltas ao percurso... antes de vires ter connosco... Talvez assim consigas atingir a tua média...)

EXCELENTE TRILHO... MAS SEM LAMA...

IMPRATICÁVEL... PELO MENOS PARA OS NOSSOS PNEUS... :)

MELHORA O TRILHO... PIORA A ADERÊNCIA...
IMAGEM LAMENTÁVEL...

NO COMMENTS...

MESMO A PÉ... NÃO HÁ GARANTIAS DE NADA...
FOI POR POUCO... E QUEM LEVAVA COM ELE ERA EU...

PRATICÁVEL...!!!
MAS JÁ ESTÁVAMOS CÁ EM BAIXO...!!!

AI O MEU PEZINHO :)

AGORA JÁ NÃO HÁ DESCULPAS... MONTA LÁ ISSO...!!!

PRIMEIRA PARAGEM

NO JERUMELO...

... O DESCANSO DAS GUERREIRAS

UM GUERREIRO... ABASTECENDO O CORPO E A (i)ALMA!!!


DOIS GUERREIROS A ULTIMAR O REGRESSO A CASA


Às 0900 "sharp" lá estavam os três estarolas para mais uma volta... desta vez num sábado muito acolhedor... comparativamente ao domingo que lhe seguiria. Premonitória esta mudança...!!!


Fizemo-nos à estrada com o percurso definido... essencialmente pela 'necessidade' do Álvaro fazer o tal último sector da volta normal, chamemos-lhe assim. Porém, até lá, muito haveria de se passar. Como tinha antecipado... não seria só essa última parte que seria uma novidade. Aliás, esta volta resultou num excelente percurso... variado e algo exigente... Só foi pena alguns pequenos pormenores de menor aderência motivado pelas chuvadas da semana... Paciência...!!!


Seguimos directos ao “Estradão do Estaleiro”... aquecendo a musculatura no alcatrão que liga a Venda à Malveira e sem passar pela casa da partida, i.e., sem fazermos o normal primeiro sector do Ninho do Mocho e do Serralheiro. Assim pouparíamos em tempo e em força que seriam necessárias lá mais para o final.


Passamos os inevitáveis "Up Tunel", "Avalanche", o single que nos leva ao Portão do sr. X (baptizado de "X Gate") e por fim o "Tunel 02" que desta vez venceu... Seguramente porque lá faltava o mentor e líder Mr. Pedro e o seu mais recente "Canhão" a servir de lebre... e a puxar o pessoal até lá acima... "...volta amigo que tás aperdoado...!!!" :)


Começam a aparecer os primeiros sinais de mau piso com algumas escorregadelas... mas, por enquanto, nada de incontrolável...!!! Por enquanto...!!!


Lá em cima... virámos à direita e fomos para o lado da Abrunheira via VALE DA JUNQUEIRA fazer aquele estradão muito rápido em descida larga que termina numa picada até à estrada (variante da Malveira para a Carapinheira)


Nota: muito gosta esta gente de terminar os nomes das terras em ...eira...!!!


Depois de alguma adrenalina gasta... é preciso voltar a repor os níveis de racionalidade no sitio... e nada melhor que um quilometrozito a bom subir até recuperar a cota perdida... Estamos na Abrunheira... e vamos retomar o caminho do "Lobo" seguindo pelo "Trilho da Tapada" sempre paralelos ao muro desta. A meio uma árvore derrubada (mais uma...) corta-nos o caminho. É pena...!!! Mas a natureza é a mãe de todas as forças e quanto a isso ... batatas...!!! Lá tivemos de saltar por cima da herbácea para seguirmos caminho.


Entramos no percurso habitual, fazemos a sempre estimulante, se a descer…, "Rampa da Quinta" e antes de seguirmos para o lobo vamos até ao fundo da MATA DO ABADE fazendo o bonito troço do "Morro do Abade" para voltarmos a subir o monte e seguirmos para o CRLI.


O troço começa meio seco. Mas algo me diz que não é por muito tempo... Bem dito bem feito... Poucos metros abaixo dou por mim no meio do desastre...


À frente, Álvaro, artista das corridas, salta da bicicleta e dispara por ali abaixo num misto de arte circense e desespero equilibrista... desaparece do meu campo de visão após uma curva mais apertada... (mas a bicicleta, estarrecida, por ali ficou sem jockey que lhe valesse...) Atrás uma cabecita lá aparece do meio das moitas molhadas e enlameadas... era o Paulo, destemido trepador, que tinha ido fazer um prospecção qualitativa ao terreno (leia-se lama) por onde tínhamos passado... Perante este cenário nada mais me restava senão parar e tentar não fazer parte daquele espectáculo deprimente... e a muito custo... e com a burrita à mão... lá me consegui equilibrar naquele lamaçal impraticável... Era o óbvio depois de uma semana de alguma chuva… É pena… a semana passada tínhamos dado por aqui um excelente espectáculo de btt… Desta vez… é levá-la à mão nos pontos de maior interesse… mas pronto, melhores dias virão…!!!


Lá em baixo seguimos até ao CRLI, onde, pela primeira vez não parámos, porque o sr. Paulo… que anda numa média de 60/70 k’s cada vez que se monta na burrita… disparou por ali acima e só lhe voltámos a ver a cor bem lá em cima… Assim fizemos todo este sector até à N8, onde fizemos a primeira paragem para reabastecimento… Estávamos com uma boa média. Bom ritmo e sem grandes quebras… Boa jornada.


Depois de reabastecidos… e reavaliadas as capacidades físicas da malta, seguimos para a parte final do percurso… para gáudio do Álvaro que finalmente iria conhecer estas paragens.


A primeira subida já se tornou um must… aquela perspectiva cá de baixo do BITUREIRO é um tanto assustadora, mas com carinho… Desta vez fizemos uma incursão ainda maior por aquela mata e subindo mais um pouco por ali descobrimos mais caminhos interessantes. A explorar futuramente…!!!


Claro que tudo o que sobe… felizmente desce…!!! Daí que fizéssemos novo picanço até retomarmos o caminho normal e chegarmos a Vila Franca do Rosário. Dai contornando a SERRA DA ESCUSA seguimos pela lama até à estrada que nos levaria ao JERUMELO. Esta subida deu cabo das ‘canetas’ do Álvaro… que ainda está em recuperação… No Jerumelo parámos para outro reabastecimento… no Café Central… Houvesse por ali uma ementa mais elaborada e ainda lá estaríamos a encher a mula... :):):)


A partir daqui foi descobrir o caminho de ligação ao trilho do alto do monte do Jerumelo… (para evitar a “Subida da Torre” que em nada melhora este itinerário). Assim e depois da preciosa ajuda de uma simpática senhora lá enfrentámos uma subida que parecia bem mais violenta do que se veio a verificar. Chegámos ao alto e fizemos a ligação monte abaixo… pelo trilho antigo… até à encruzilhada… Desta vez viemos pela direita e fizemos a “Parede” mas no sentido descendente… Muito melhor…!!! Mas com muito cuidado porque as águas deixaram marcas. Assim evitámos as pedras e os sulcos da parte final do troço e ganhámos em adrenalina e envolvente.


Cá em baixo uma curva apertadinha à esquerda ia-me levando para a horta do senhor Y… felizmente as pastilhas ainda funcionaram…


Agora é subir pela N8 até à Malveira e depois da lavagem das máquinas seguir até à Venda para o merecido repasto…


Foi uma voltinha bastante produtiva e que vamos repetir… Seguramente


PERCURSO: Venda Pinheiro - CRLI - Venda do Pinheiro
SAÍDA:
0905 hrs
CHEGADA:
1330 hrs
RIDETIME:
0316 hrs
MÉDIA:
11,5 km/h
MÁX:
50,6 km/h
TIPOLOGIA:
Alcatrão; Terra; Lama
DISTÂNCIA:
36,15 km
TEMPO:
Encoberto

6 comentários:

ZE disse...

Foi uma boa volta...

Foi bom para a recuperação definitiva do Álvaro... Agora sim tenho a certeza de que está em forma...

Ganda estafa amigo...!!! Mas respondeste bem... Faltou foi pulmão para oxigenar as perninhas...!!!

Alvaro disse...

foi mt fixe o passeio....ia dando o bafo na parte final mas nada k uma sandes de fiambre e um cafe n tenham resolvido!!!!O Paulo tá a andar c uma força!!! vai lá vai.....vão começando a planear o proximo domingo!!eu tou lá de certeza!!

ZE disse...

O Paulo anda noutro campeonato... :) aquilo a subir está imparável...

No próximo domingo vai haver o 1º Passeio dos Bombeiros de Mafra.

Como não vai haver Volta ao Concelho este ano... (politiquices...) o pessoal vai participar, também como forma de protesto.

Há dois passeios (25 e 50 K's) €15 (é para ajudar a malta lá do quartel...)

Bute nessa...!!! Dos 100 mãos já lá estão 2.... contigo seremos 3 (se as contas estiverem bem feitas...!!!)

Unknown disse...

Meus bons e grandes amigos infelizmente domingo 10 vou ter reunião de condomínio (ainda por cima sou o administrador cessante) e não é fácil apanhar os meus co-proprietários. Por isso não vai dar. Em todo o caso vou andar sozinho no sabado à tarde se alguém quizer acompanhar é só mandar recado para o belo do mail: pauloeste@gmail.com

Dia 17 estaremos no Sobreiro Curvo (sem almoço k é mais barato) . Vou lá ter alguns colegas de trabalho que estão numa forma avassaladora e costumam dar cabo de mim, mas desta vez vou tentar dar réplica aos gajos lol.

Boas pedaladas sem tombos.

ZE disse...

Ganda Paulo....

"Colegas em forma avassaladora... que dão cabo de ti...." !!!???!!!

Fónix..... que é para não dizer... F...ÓÓÓNIX.....!!!

Se tu estás a andar como estás... nem imagino esses teus colegas... DEVEM COMER DINAMITE... :):):)

Mas de qualquer forma estamos lá... no Sobreiro Curvo (Pelo menos eu e o Pedro tb vamos...!!!). Em tempo útil será anunciado...!!!

Vai haver ai um nocturno no dia 22 ali para o Sobral (Val de Vez) Nós também vamos... pensa (pensem) nisso???

Unknown disse...

Pois acredita. No passado dia 6 fomos 3 colegas andar para Sintra (57km) e trouxe um enpeno daqueles. Até me senti mal (tonturas e vómitos)de tanto puxar e tive de parar... e os gajos à minha espera a gozarem o panorama.
Fazem estrada e já andam há muitos anos.

Vá amigo, um grande abraço e até lá.