março 11, 2008

[RESCALDO] Saída 08 Março

Depois do sucedido...!!! :( E após termos percebido o que se passara...!!! Decidimos ir em busca de novos pontos de registo...!!! Aproveitando esta "saída precária" para fazermos um reconhecimento de novos spots para o lado de Sto. Estevão das Galés e Rogel. Seria uma jornada mais virada ao audiovisual que propriamente ao “tecnicofísico…”


Como tal, a volta não foi atléticamente significativa... muito pelo contrário, porém... em termos de registo podemos classificá-la de muito produtiva com a descoberta de novos e grandes spots... novas tipologias de percurso (designadamente estradões rolantes) que nos vai permitir desenhar um cada vez maior, melhor e mais variado mapa de saídas a efectuar por esta região.


Eram 0930 quando nos fizemos definitivamente à estrada... Seguindo até ao "Forno II" (passe a publicidade) onde seguimos à direita - subindo e subindo até ao alto... até à Asseiceira Pequena!!! - este não é o início ideal pois a musculatura ainda não está suficientemente quente para subirmos daquela maneira... mas o que tem de ser tem muita força...!!! E lá chegámos...!!!


Lá em cima, passada a simpática aldeola, entramos nos trilhos começando por subir um pequeno caminho que nos leva até ao primeiro estradão mais largo… e com uma primeira vista sobre as elevações de Montemuro e Cabeço de Montachique bem como a Lousa lá no fundo. Com um céu nublado magnifico… e carga dramática a puxar as melhores habilidades fotográficas… paramos um pouco para o primeiro plano geral destas belas paragens.


Voltando à estrada… numa primeira encruzilhada seguimos para a direito para o lado do Rogel via “Caminho do Cotovio” (um caminho muito bonito a fazer lembrar as paisagens sintrenses…!!!).


Chegados a nova encruzilhada… o caminho levar-nos-ia no seguimento mais ou menos óbvio (à esquerda) porém resolvemos seguir o instinto e, em boa hora, decidimos tornar à direita e explorar novos horizontes… (dar “…novos mundos ao mundo…” como alguém uma vez disse…). Depois de voltarmos a uma zona habitacional e após algumas incursões sem resultado por caminhos sem saída e repletos de trocos, tronquinhos e troncões… (onde é que eu já vi isto…!!!) eis que encontramos a ligação ao caminho que tínhamos vislumbrado lá do alto… Um estradão que entra no mato profundo com destino ao “Alto das 3 Cabeças” (mal sabíamos o que nos esperava…)


Cerca de 1 km a rolar com algum ritmo chegamos ao primeiro ponto de reportagem mais técnica… Uma panorâmica dinâmica com modelito e tudo… (tem jeito o rapaz…!!!)


Pinhal adentro… mais 200 mts e seguimos à direita para um interior ainda mais profundo… Um pouco mais adiante deparamo-nos (do lado direito) com um spot irresistivelmente técnico… O chamamento foi grande, os planos estava definidos e, como não estávamos numa de fazer muitos kms… Por ali ficámos algum tempo… Tira câmara, põe câmara, sobe trilho, desce trilho… Foram alguns momentos da mais alta tecnologia ao serviço do btt… Assim os resultados o comprovem… (Para já o que se pode mostrar são fotos… os vídeos virão mais tarde…)


Guardado o equipamento seguimos por mais 400 mts qdo vimos um trilho que nos levaria até ao alto daquele morro… aquele mesmo ali ao lado… Vamos…!!!?? Não vamos…!!!??? Lá fomos…!!! E só vos digo uma coisa… Há-de quem aqui estiver e não faça esta picada de 200 mts…!!!


Lá em cima uma visão não menos que… “OLÍMPICA”. O must dos must(es)… Soberbo, Magistral… verdadeiramente uma “Visão dos Deuses”… Magnífico… 360º graus da mais pura beleza…!!!


Registem…: Serra do Socorro num primeiro plano com a Malveira a Venda do Pinheiro e outras localidades a seus pés, o vislumbre da Serra d’Aire e Candeeiros lá ao fundo meio escondida por entre duas ou três elevações mais próximas, Cabeço Montachique, Vale de Loures e Mar da Palha - o Tejo no seu melhor, a Arrábida (menina dos meus olhos), Sintra e a sua Pena, a Ericeira e o Altântico imenso num horizonte nada longínquo…!!! Simplesmente Fabuloso…!!! Se a isto juntarmos o tal céu nublado com a tal carga dramática intensa…!!! É de ficar de olho húmido… e mente presa!!! A NÃO PERDER…!!!


Depois destes momentos bem passados e arrepiando caminho, seguimos ganhando ainda uma boa descida… Porque depois de termos subido…!!! Para qualquer dos lados que sigamos temos os níveis de adrenalina a atingirem níveis bem condizentes com a nossa actividade…!!!


Nós seguimos para oeste e seguimos bem porque para além da primeira picada ainda tivemos direito a mais 1k e tal de uma boa descida em estradão com algumas curvas apertadinhas… sempre boas para algum espírito mais radical. Só precisamos ter algum cuidado pois há alguns pontos com areia a mais…


Agora seguem-se c. de 2k’s de alcatrão subindo e circundando o parque eólico (tempo para algumas paragens fotográficas… - para o que nos havia de ter dado hoje…) Esta ligação dá-nos seguimento para os lados de Negrais através de um estradão rápido e muito rolante. (Aqui havemos de fazer, um dia, a ligação com a melhor parte do percurso, já registado, da Fexpomalveira…).


Perto do final deste estradão e em vez de seguirmos para o povoado invertemos a marcha e viramos à esquerda, para norte, e iniciamos o retorno à Venda. Mais uns metros (c. 650) de estradão largo e junto a umas casas viramos novamente à esquerda para entrarmos num percurso descendente (bastante descendente) mais estreito tipo estrada romana (mas de pedra muito pouco compacta – calhau solto mesmo…) STOP…!!! Avaria… pneu estoirado… substitui… STOP…!!! Válvula partida… STOP…!!! Volta a substituir… STOP…!!!


Depois de uma pequena troca de palavras com um pastor que por ali encaminhava as suas tímidas ovelhitas…!!! Lá seguimos caminho por mais uns bons metros de boa descida, primeiro em trilho (com passagem por um troço fechado) e depois em bom alcatrão em direcção ao Rogel. Aqui resta-nos subir (finalmente uma que dá luta… mas não muito que é em alcatrão do bom…!!!) para ganharmos a cota suficiente para voltarmos ao rumo inicial e seguirmos para a Asseiceira… para desmobilizar descendo a bom descer tudo aquilo que já tínhamos subido (ainda há justiça, afinal…!!!)


Até lá ainda um pequeno engano mas que rectificámos facilmente e estamos no rumo certo para finalizar este dia que começou, infelizmente, atribulado mas acabou sereno cheio de coisas novas para contar, registar e repetir…!!!


E passo a citar… “… Não troco esta zona por mais lado nenhum…”, palavras sentidas de um companheiro de viagem…!!!

No alto depois da subida da Asseiceira

O 1º Estradão

A 1ª Panorâmica (Cabeço, Lousa e arredores)

O Artista da câmara (que não se vê) e o modelito...

Bom potencial... mas este fica para a próxima...!!! O nosso destino era outro
Mais estradões...

O modelito... agora de tecnologia na mão

Bom, Bonito e Bem tratado (o 3 B's do Btt)

Mais uma panorâmica (começava a aquecer)

Apresentação do que melhor se faz por estas paragens

Melhor, melhor só mesmo por encomenda

Nunca mais lá chegas...

Mais um trilho interessante... que fica para outra volta...!!!

Uma imagem dramática... mas não resultou muito...!!!


Depois de muito tentar e de muito posar... cá está... valha-nos o modelito...!!!

Finalmente...!!! Esta não é uma, nem mais uma...!!!
Esta é... A PANORÂMICA
360º de pura beleza

O descanso das... 'descansadas'

O modelito... parte 1

O modelito... parte tudo...!!!

Mais um para fazer depois... mas este vale mesmo a pena...!!!

A menina... em pose artística

A menina com nova 'aura'... fica bem não fica...

E que bem que ela trabalha...!!!

Um bom boneco... passe a imodéstia

Agora piorou... claramente...!!!

Só faltam as ovelhitas...

Tempo perdido... É só desgraças...!!!

Bom trilho... Mau piso... Este fizemo-lo e já viram o resultado...!!!

Bom olhar... Boa persectiva...

De volta ao início...!!!

O regresso... agora é só descer... ou quase...!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Zé,

O registo escrito está muito bom...mas cadê as fotografias?

PMachado

ZE disse...

Já ai vem... Já ai vem...

Mas dá mais trabalhinho...!!!

Anónimo disse...

Enquanto uns pedalavam no duro, os meus amigos divertiam-se. Para a proxima não vai ser assim. A serra anseia-vos... Bom relato e belas fotos da zona
um abraço

Anónimo disse...

Bom dia,

Até que enfim,pá!!! :)
Boas fotografias, sim senhor!
Até já me apetecia voltar para lá agora! Mas tenho de bulir!Tzzz! Tzzz!


A propósito, este fim de semana só posso pedalar no Sábado, vê lá Zé se não podes também vir no Sábado! No Domingo tenho a mini-maratona da Ponte 25 de Abril e tenho de acompanhar a família!

PMachado

Alvaro disse...

oi pessoal,
tou de volta e cheio de vontade de pedalar...no sabado!!Domingo tb n posso.
abraço

Anónimo disse...

Boa noite,

Já falta pouco para o Sábado, ´tou cá com uma pica...

Só tenho pena é da não ter a minha "menina" mais nova em condições de ir passear, senão até fazia faísca, nestas novas descidas trialeiras que a malta descobriu...

P.S. As fotografias do último fim-de-semana estão "fantabulásticas", e este fim de semana há mais!!! Tudo aqui ao pé de casa e tudo tão excelente!


Venha de lá esse Sábado!

Um abraço a todos

PMachado

ZE disse...

sEE yOU tOMORROW...!!!

Mas amanhã vai ser diferente... Muito diferente...!!! Amanhã... será tudo muito mais diferente...!!! Acho que vou ter pesadelos com os pés... presos à borda da cama...!!!

Vai ser uma """boniteza"""!!! Só por causa disso vou já comprar uns apoios /reflectores... "Não vá o diabo tecê-las"