abril 07, 2008

[RESCALDO] Saída 05 Abril

Há hora marcada lá estávamos... os quatro que desta vez entenderam e bem ir até à Ericeira. Reunidos na Fonte Boa da Brincosa demos inicio a uma, mais uma, excelente jornada... (bons trilhos, bons desafios, paisagens deslumbrantes, and so on...)... Bem hajas Jorge por esta iniciativa...!!!

Para começar, e saindo para sul, nada melhor que um 'single' bem divertido e oculto por um capim que mais parecia engolir cada um que se aventurasse a enfrentá-lo que mostrar qual o caminho a seguir, porém sãos e salvos chegámos ao fim desta primeira picada... Após este inicio prometedor entramos nos trilhos já antes percorridos aquando do passeio dos bombeiros de Mafra...

Passado o viaduto da AE

Estradão largo e rolante,

Caminho penetrante,

Adiante adiante...

Outro trilho alucinante...

Fala-se daquela subida técnica... cheia dos sulcos das águas de inverno e altamente tapado por vegetação densa... muito cativante...!!! Lá em cima alguns metros a pé... que as pedras e o terreno assim o exigem... O portão abre-se... para a seguir se fechar e ver partir os quatro do pedal rumo a outras paragens... O calor aperta... e novos trajes se aconselham. Uma pequeníssima paragem para ajeitar a roupagem e adiante que se faz tarde...

Atravessada a nacional, junto ao "Cangalho" seguimos para noroeste rumo a Fonte Boa dos Nabos, por estradão largo por cerca de 3 K's. A bom ritmo, começa-se a vislumbrar o imenso oceano cada vez mais próximo. Antes porém alguns Ks teríamos de percorrer com inicio numa incursão por outro must destas paragens... Uma pequena subida...antes "Da" picada...!!! (não "uma" mas ... "A" picada). O trilho adensa-se e vai-se fechando... Primeiro..., estradão largo, rolante e compacto, depois técnico e rugoso..., por fim um single magistral. Desta vez sem os 'loucos e trialeiros jipes' fez-se tudo de uma vez (ou quase...!!!) curtindo que nem uns malucos... Grande trilho este... Do melhor que estes olhinhos já viram... A dinâmica foi muito interessante... Entre fotógrafos e cineastas... ora passas tu ora passo eu... GANDA LOUCURA...!!! 1K e picos do mais puro prazer...!!!

Eis-nos em Sto Isidoro e 2Ks depois em Lagoa...

O próximo objectivo era seguir caminho em direcção ao Barril para, a partir dai, elevar o passeio ao seu mais alto nível

Chegamos ao Barril e agora sim... a maresia adensa-se e os pulmões enchem-se do mais puro dos ares... Ele ali está... tão perto... à distância de uma rampa meio alucinante... Estrada larga, piso compacto mas derrapante... alguma adrenalina e por fim poucos metros de alcatrão para oma imagem magnífica... Chegámos ao Atlântico... esse mesmo que há séculos atrás continha e desenhava os trilhos de então... ("Ó mar salgado... Quanto do teu sal são..." HUM!!! Não me parece... não aqui... não agora... Grande Camões... porreiro pá...!!!)

Ali entre as praias da Assenta e do Porto Barril um descanso merecido para a ingestão de alguns complementos energéticos. Boas vistas... quer em mar, quer em terra (eu disse... "em espacinho terra"...) e a partir daqui novas emoções... imensos horizontes... boas recordações...!!! Mas não sairíamos sem um pequeno aviso... Com tanta produção audio-visual às vezes esquecemos o perigo real em que estamos envolvidos e ali... com a escarpa como barreira não devemos ser tão destemidos... e ver um companheiro de joelhos arreados e a montada prustrada no chão a alguns... muito poucos, metros da falésia não é uma imagem agradável...!!! MUITO CUIDADO...!!! Ao mais pequeno descuido... é a... (mesmo a sério) ...do artista.

Começa agreste, com uma subida complicada... mas depois sempre com o oceano como companheiro seguem-se o Porto da Azenha e Praia da Calada... 2 ou 3 K's da mais pura experiência sensorial... MUITO BOM...!!! Uma pequena incursão para o interior... alguns K's de alcatrão até à praia da Calada onde um pouco mais para o interior ligamos até S. Lourenço e Ribamar. Aqui viramos para as famosas ondas dos Coxos e retomamos a companhia do Atlântico até Ribeira d'ilhas. Daqui até à Ericeira são k's de descompressão (depois da subida de Ribeira d'ilhas, claro) ...por ciclovia... (finalmente conseguimos introduzir algo realmente dominical nas nossas saídas... :) )

Entrar na vila, descer até praia do Norte, o cheiro do peixe adensa-se... estamos no porto de abrigo, na praia dos Pescadores. Já no alto seguimos para as Furnas e chegarmos ao centro da vila. Lindissíma esta Ericeira... vista do conforto de um selim... ...confortável!!!

Daqui até ao fim é o que se sabe... talvez devessemos ter saido daqui... de baixo!!! porque fazer aquela subida depois dos 40 k's era algo, direi, dispensavel... Grande Jorge... não podia ser tudo bom... AH AH AH!!! Mas lá se fez e chegámos todos inteirinhos e prontos para mais uma semana de boas recordações até ao próximo passeio...





















































4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Sim senhor, foi um passeio muito bom, a fazer recordar já algumas boas iniciativas organizadas que por aqueles belos trilhos passaram!
A repetir a breve trecho, pois ainda ficaram por ciclar muitos e bons trilhos!
Não convém gastar tudo num dia só!!!
Agora venham de lá essas fotografias para comprovar o que acabo de dizer !


Um abraço para todos

PMachado

Anónimo disse...

Boa noite
Agradeço o elogio largamente retribuido pelo excelente convivio proporcionado pela vossa presença.Tenho já em mente novo percurso como novos spots aproveitando parte deste mas feito em sentido contrário. Muito proximamente abordaremos o assunto, desta vez muito possivelmente realizado a um domingo de modo a que se possa reunir o pessoal que não pode participar neste. Após o visionamento das fotos é natural que tenhamos que limitar o nº de participantes a 1000.
Um abraço a todos
Jorge

ZE disse...

Grande passeata... grande sábado...!!!

Aquele trajecto junto ao mar... DIVINAL...!!!

Só falta incluir aquele single do Lizandro para ser perfeito...!!!

A repetir... rapidamente!!! E com mais povo... de preferência...!!!

Alvaro disse...

GRANDES FOTOS!!fiquei fã sem lá ter ido pessoalmente...passeio a combinar sem falta!!!