maio 05, 2008

RESCALDO [SAÍDA MARATONA - PORTALEGRE]











Pois cá estamos inteirinhos... e bem representados... :) Depois de mais um exterior, desta vez a "mítica" Portalegre...!!!

Foram 57 k's (algo a rectificar pela organização - 57 são """""" mais 17 que o anunciado... se não me enganei nas contas...!!!)

Depois de uma noite demasiado curta... :) lá estávamos à partida há hora marcada... nós e mais "...três mil e não sei quantos"...!!! (quanto mais tarde se chega pior - deve ter havido povo a ir para lá dormir... ainda bem... para eles...!!!) Depois da confusão inicial lá se começou a rolar, por alcatrão e em pleno IC2, por uns bons 5 k's para ver se a malta se separava... mas com aquela multidão não é possível... Nem mesmo a primeira subida, 4 k's de boa inclinação, e já algo selectiva, serviu para desanuviar as hostes...

Mesmo com os aprox. 11 quilómetros já rodados, é muita gente e quando o percurso entra no mato a confusão é inevitável... Foi o único senão desta aventura... alguma espera para se atravessar este ponto, mas não é possível responsabilizar ninguém... e claro que quanto mais para trás se fica mais se demora neste ponto... Da nossa parte por ali ficámos entre 20 a 30 minutos caminhando calmamente e esperando... e o tempo a passar... :))))) e o músculo a arrefecer :((((( (esta é a parte pior...)

Finalmente lá nos sentamos outra vez no selim... e zás... recomeça o andamento... zás catrapás... pé ante pé... lá seguimos por trilhos fechados, outros mais abertos... o odor do pó levantado começava a passar para lá nas fossas nasais, o calor começava a apertar, e o ritmo ia subindo...!!!

A selecção natural ia sendo feita... especialmente para aqueles que na primeira subida tinham abusado do seu cabedal... (pessoal... aquilo eram só os primeiros "metros"... ainda havia pelo menos mais 45 kms a fazer... há malta muita janada da cabeça...!!!)

Um pouco mais à frente... a separação entre os duros e os outros - os mais duros ainda... :)))) (nós fizemos parte dos "outros - os mais duros ainda"... - os que foram ao percurso dos 40/57. Sim porque os dos 100 só fizeram mais 2 kms que o anunciado - foram uns privilegiados...!!! Nós, os GRANDES tivemos de mamar mais 17) Adiante, adiante...!!! :)))))

Logo depois o primeiro abastecimento, por volta dos 25 kms!!! Laranjas e laranjinhas, bolos e bolinhos, muita àgua, umas barritas... uma simpática e competente assistência técnica e ala que se faz tarde...!!! Que o caminho é adiante... A partir daqui entraríamos num novo patamar...!!!

Pinhal denso, descidas picadas e algo perigosas (boa sinalização), muita pedra solta... pedia-se material com alguma capacidade... (e se se via por ali material com, muito mais, que alguma capacidade...).

Por volta dos 30 e picos uma subida altamente puxadota... já com algum acumulado na espinha... lá se fez até quase, quase :))))) ao fim... Depois seguimos, e seguimos... Por entre mato e matinho, ora rolante e rápido, ora técnico e, às vezes, não menos rápido... (Perigo, perigo...!!!)

Aos 40 e picos o segundo abastecimento... Aqui imperou alguma confusão... Estava muita gente e o percurso juntava de novo as duas variantes... e não sei bem porquê..., dá-se alguma primazia pessoal dos 100... (bem sei que o esforço é maior e a "aura" é mais alargada... mas meus amigos... aqui, andamos todos ao mesmo... penso eu de que...) Se querem legitimar essa escolha separem fisicamente as assistências...

E já agora... que estamos nesta onda, e para não voltar ao tema... Directamente aos mais rápidos... atletas de alto nível (a malta sabe que vocês são bons ou mesmo muita bons...) mas esta é uma prova aberta a toda a gente... (bons, maus, menos bons ou menos maus) e isto é btt... e a "pista" é a mesma para todos... por isso é bom que respeitem, pelo menos a segurança, de quem vai à vossa frente... (vi coisas loucas na base de um simples - ou nem isso - DIREITA...!!! ESQUERDA...!!!). Minha gente, se só passa um de cada vez... que vem atrás aguenta-se... chegasse mais cedo. Se não gostam... há por ai uma coisa que se chama Taça de Portugal de XC ou Maratonas... (mas essa já não é para todos...!!! Cegggtuuu...???). Desculpem lá o reparo mas obrigado, a gerência agradece...

Seguindo caminho o final aproxima-se... Portalegre já ali está... e zumba... só falta o último tiro... Era dispensável esta última subida - demasiado técnica e de inclinação assinalável... depois de tantos k's já feitos um excesso destes era evitável (para uns 54, para outros 99 um final mais ligeiro tinha sido uma boa opção - em média devia ir montado 1 em cada 25 ou 30 que passavam). E já agora... para sermos justos aqui deu-se o inverso (quem ia desmontado - ilustre grupo em que me inclui :))) devia ter-se afastado para deixar passar os bravos que seguíam em alto esforço por ali acima) O respeito deve ser mútuo...

A festa estava já ali.... Depois da subida a cereja em cima do bolo... uma boa descida pelas ruas de Portalegre - muito bonito para um final sempre apoteótico e motivador em pleno Jardim do Tarro, com muito povo a assistir e a incentivar até ao último segundo todos os participantes...!!!

A avaliação final é muito positiva, boa organização, boa assistência (técnica e logística designadamente por parte das autoridades - grande cooperação - gostei de ver o espírito daquela malta da GêNêRê sempre bem disposta e a incentivar e a apoiar - muito bom), bom percurso (a sinalização é quase desnecessária - com tanta gente a participar basta seguir o "rebanho"... :))))) Alguns pontos menos positivos mas com tanta gente não deve ser fácil fazer mais...

Resumidamente...!!! UMA GRANDE FESTA...!!! A repetir seguramente...!!! Para o ano (com o feriado à 6ª... :)))) tamos cá outra vez...!!!) Esperemos que com mais 100 MÃOS...!!! Epá...!!! CEM ou SEM...!!! (desta vez foram 57...!!!)

Abraço


3 comentários:

ZE disse...

Olá meu pessoal... Tenho a dizer-vos que tudo o que aqui está escrito é a mais pura das verdades... :)))

Foi muito bom... especialmente o fds que lhe foi agregado...!!!

Não foi tão difícil quanto o esperado... Deu para fazer um bom percurso... Gostei muito... Para o ano é para fazer os 100 :)))))))))

Alô Pedrito... como tás...??? Tás recuperado (O Peter tá em grande forma... cumpriu o objectivo de ver chegar o 1º dos 100...) Moi também cumprir objectivo...!!! Tinha apontado para ver chegar o 23º... e consegui chegar ao lado dele... (ainda fui mais preciso...) EH EH EH!!!

Anónimo disse...

Bom dia a todos,

Foi uma prova fantástica, posso dizer que adorei tudo.
Logo a abrir esqueci-me das minhas luvas em Lisboa, e se não fosse a solidariedade dum "BTTista" da roulote da assistência da Bike-Zone, tinha feito a prova sem luvas. Ao meu bem-feitor do qual não perguntei o nome, o meu obrigado. Felizmente, as luvas, não foram precisas, pois nunca viram o chão (apesar de terem alguma esponja e também aliviarem a tensão nas palmas das mãos), e posso dizer que andei a arriscar nas descidas, muito por culpa da confiança incutida pela minha querida Canyon Nerve XC. Para ela também uma palavra de apreço, pois estava bem afinada e por algumas vezes precisei de travar a fundo, onde correspondeu sempre impecavelmente. Quase que sentia os "G's" da desaceleração tal a potência da travagem.
Fiz boa parte do percurso sozinho (se se pode chamar sozinho com mais de 1700 participantes que concluíram os 40kms!!!), isto é dentro do meu ritmo de pedalada, mas sensivelmente a meio da prova encontrei um companheiro da ACIN (Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova), o Rui, o qual me ajudou a manter um bom ritmo para o meu nível e me levou a fazer uma média horária e um tempo final acima do esperado. A ele também, o meu obrigado.
Parei pouquíssimo tempo nos abastecimentos, cerca de 4 minutos nas 2 áreas (para encher o Camelbak), usei pacotes de gel e bebidas isotónicas para manter o ritmo, e digo-vos que tomados de forma metódica aquilo resulta. Acabei sem cãibras, embora mesmo no fim tivesse sentido uns pequenos "ameaços" de tal, mas penso que tenha sido devido a estar também no fim do "combustível" proporcionado pelo Gel. Pois fiz a sua gestão quase ao milímetro.
A única vez que senti cansaço extremo e falta de força, foi entre os 28/30Kms, devido a erro meu, pois não precavi a tempo a ingestão das calorias e sais necessários para repor as perdas. Mas assim que o fiz, ao fim de alguns minutos (10/15) estava como novo!!!
Acabei a prova, relativamente fresco o posso dizer que mesmo assim se fosse preciso fazer mais 10 ou 15Kms, ainda acho que lá ia.
Para o ano, se estiver de boa saúde e bem treinado, vou tentar estar presente nos 100kms, com o Jersey dos 100Mãos (por isso Zé começa a tratar disso, ok?)

Um abraço a todos

PMachado

Anónimo disse...

e fotos mes amis?
marco