janeiro 22, 2008

[RESCALDO] Saída 20 Janeiro

Nove horas em ponto e já se aqueciam os motores para mais um 'petit' percurso de pouco mais de 30 kms...!!! Mais uma etapa na preparação para... sabe-se lá o quê? :)

Hoje tínhamos mais um companheiro novo... O GUR quis vir conhecer estas paragens e estes companheiros... Bem vindo...!!!

Depois de algumas considerações sobre o percurso a fazer decidimos ir directos ao
"CRLI" (as saudades já eram muitas...) pelo caminho mais curto para fazermos posteriormente a ligação à Malveira e seguirmos em direcção revisitação de alguns percursos.

Rapidamente nos fizemos à estrada com o objectivo de entrar na terra... para isso tivemos de vencer os sempre, bem vindos 3 kms e uns trocos de alcatrão para aquecermos o músculo mais desprevenido. Este pequeno trajecto leva-nos até ao "Estradão do Estaleiro" de, sempre, boa memória... com o tal pico de aderência sempre necessário... no "Up Tunel" (desta vez tive de subir a pé... mais à frente haveria a compensação...). Passada a AE evitámos a subida para a "Avalanche" e fomos direitos aos "Moinhos da Malveira" para fazermos o imprescindível single que nos leva até ao fundo e ao 'portão fantasma' que espante-se...!!! ESTAVA ABERTO...!!! VOILÁ...!!!.

Este é um single muito agradável... Muito húmido e rápido mas praticável, e desta vez na companhia de uns simpáticos bovinos... que nos fizeram quebrar um pouco a descida (logo ao início) por causa da vedação volante que tivemos de passar - pedimos desde já desculpa ao dono daqueles terrenos mas garantimos que a única coisa que por ali deixámos foram rastos de pneu. Obrigado...!!!

Chegados lá abaixo havia que voltar a passar a AE no
"Tunel 2" e fazer aquela pequena parede de poucos metros... até voltarmos a entrar no "Troço da Abrunheira". Neste local o pensamento comum quando atravessamos o túnel é... e passo a citar...!!! "Rais parta a parede, lá vamos ter de desmontar...!!!" Então com lama nem sequer se tenta...!!! Puro engano!!! AH AH AH!!! O belo do solinho tornou a lama barrenta num pó muito aderente (tipo powder nas pistas de ski depois de um belo e controlado nevão - Adiante adiante!!! que esta conversa está-me a deixar com umas saudades... ai o formigueiro... até arrepia!!!) ...Bom, mas motivado pela positiva atitude do Pedro... lá fui seguindo encostadinho à sua roda e Zás... sem quase darmos por isso lá fomos pedalada após pedalada até ao fim... FINALMENTE!!!

A plena felicidade instalou-se ali por segundos... parecia que tínhamos escalado o Evereste... E naquele momento... aquilo era mesmo o nosso Evereste...!!! (e sem oxigénio...!!!)

Ridículo, dirão alguns...! Talvez, direi eu...! Mas o importante é que vencemos algo que nunca tinhamos conseguido... sabe-se lá porquê...!!! e isso vale bem o esforço daquelas pedaladas...!!! E o aditivo que motivou tão grande alegria é que foi feito em conjunto, em equipa... e isso é o grande sal desta actividade... digo eu...!!!

Bom... depois daquele momento... seguimos em direcção à sempre agradável e rápida
"Rampa da Quinta". Com o terreno como estava neste local (o tal powder) foi uma bela descida... muito rápida e controlada, até encontrarmos a ligação (à esquerda) que nos levaria até ao "CRLI" pela descida mais técnica e complicada que conhecemos por estas paragens.

Começa rolante e quando passamos a primeira 'represa' as complicações redobram... Contrariamente ao que se disse anteriormente, por este lados o sol não entra... e o powder que deveria tornar esta descida em algo muito gratificante é agora um lamaçal cheio de sulcos e com vários graus de inclinação... Impraticável...!!!

Até nem começou muito mal... mas a atitude menos positiva... (leia-se receio e medo...) juntamente com uma aderência tipo gelo nas pistas, rápidamente me levou ao chão uma primeira vez... Depois de alguma dificuldade em me recolocar numa posição mais digna... rápidamente voltei a tocar o chão... Bolas...!!! Hoje... nem a pé lá vamos...!!! Mais abaixo... num local mais plano lá fizemos mais uns metros em cima da burrita... mas logo outra miserável escorregadela... me leva ao chão... Esta podia ter sido violenta, mas felizmente tudo correu bem...!!! Por aqui e por ali lá íamos pondo o pé onde pensávamos não cair...!!!

Enfim... complicada esta parte...!!! E deve demorar umas largas semanas a secar... isto se não voltar a pingar...!!!

Finalmente lá em baixo iríamos seguir até ao
"CRLI"... Depois de passarmos o ribeiro, uma subidazita para re-aquecer os motores e uma pequena paragem para encher o tanque de combustível...!!! antes de seguirmos até ao Picão e descermos novamente de volta à N8 por troços conhecidos e muito agradáveis...!!!

Depois dos tais 100mts de alcatrão voltamos à direita para entrar mais à frente nos trilhos com uma subida que assusta de ver mas até se faz bem... (tem dias...!!!). Lá em cima e para fugir ao campo de batalha dos eucaliptos vamos pelo trilho das esquerda para o Bitureiro. Uma variante que termina muito bem com uma boa descida (com pedra escorregadia e algumas curvas mais apertadas - por isso algum cuidado é necessário).

Agora chegámos ao ponto de retorno... A partir daqui é só velocidade negativa... é o regresso a casa... Um estradão muito rápido... mesmo muito rápido... em terra plana e molhada tipo areia da praia. Mas perigoso, temos curvas sem visibilidade e não somos os únicos utilizadores disto e é bem possível cruzarmo-nos com pessoas ou outros veículos... o que não aconteceu... mas podia ter acontecido...!!!! Por isso cuidado... Andar mas muito controlo...!!!

Desta vez, chegados à encruzilhada, fomos pela direita e não pela esquerda. Fugir à subida das eólicas... mas subir (faseadamente) por um caminho muito mais interessante. E conhecendo os dois, este é claramente mais agradável. Rapidamente fiz valer os meus argumentos... aliás... nem foi necessário...!!!

O que foi dito atrás, em relação a não sermos os únicos utilizadores dos caminhos é também verdade para os outros... Designadamente os dos veículos motorizados (2 e 4 rodas) ... com pinta de Rossi's que têm a mania que aquilo é tudo deles... FAZER CURVAS FECHADAS E EM LOMBA ÁQUELA VELOCIDADE NÃO...!!! É ANIMALESCO...!!! NÃO RESPEITAM NINGUÉM...!!! E era um passeio organizado... Grande organização...!!! A única vantagem é que fazem barulho... mas às vezes não dá tempo nem de nos mandarmos para a valeta... Quase foi o caso...!!! Só dá vontade... sei lá do quê...!!!

Adiante...!!! Feito o resto do percurso... depois mais umas represas de lama e de outras tantas subidas mais agressivas lá chegámos à estrada... Desta vez... em vez de seguirmos até à nacional 8 seguimos pelo Jerumelo para fazermos um dos primeiros 'downhills' que descobrimos por estas bandas e há muito que não fazíamos... Alguns kms de alcatrão e a
"Subida da Torre" levam-nos ao inicio desse percurso... 1,5 kms de pura adredalina revivido até ao limite... e que limite... diversas vezes vi a minha roda da frente de lado a resvalar naquela... ora lama, ora pedra molhada... muito perigoso... E uma queda neste terreno deve deixar as suas marcas...!!!

Mais uma vez a organização daquele passeio de velocípedes só se deu a conhecer no final da descida quando... dois, mais ou menos atabalhoados, membros da suposta organização ali estão... apenas porque se atravessa a estrada (N8) e ali... já eles têm medo...não é???!!! Porque se vem um camião... eles ficam lá debaixo... não é pessoal...!!!???

Já na N8... um desafio...!!! E que tal se não subíssemos até à rotunda e fossemos pela Quinta e até à Malveira pela Abrinheira... Epá.. já é tarde... e tal...!!! e o GUR tinha de ir para casa...!!!

Bom... para evitar esta subida eu quase que faço tudo... e o GUR não se importou de seguir para casa pelo caminho mais curto...!!! Lá nos convencemos e zás... em direcção à Quinta e subir tudo o que já tinhamos descido...

No ponto de ligação com o trilho do LOBO... (que não iríamos repetir, lol!!!) mais um encontro imediato... Estes não eram do passeio... aliás até iam crianças a acompanhar os papás...

FÓNIX!!! Um gajo vem do lado direito... a subir...!!! aqueles gajos vêm a descer... à bruta e ainda por cima querem atravessar o trilho para virarem para a esquerda deles...!!! Pararam vocês...? Assim eles pararam também...!!! E não fosse um deles não ter conseguído dar a curva... ali tínhamos ficado nós... feitos parvos... a olhar... os meninos a passar!!!

Mas agora chegara a minha vez de ser mauzinho... com eles ali parados atirei-me para o meio deles e agora passo eu...!!! Temos pena...!!! Adeus e um queijo...!!!

E lá fomos à nossa vida... até lá acima...!!! Ali chegados... seguimos para a Abrunheira por uns troços já feitos aquando da Fexpomalveira... mas em sentido inverso...

Uma grande rampa muito rápida... mesmo muito rápida (de 40 para cima) que termina numa pequena variante inclinada, escorregadia e algo técnica até acabar na estrada de alcatrão. Atravessada a mesma seguimos à esquerda por um estradão e mais acima (200 mts) novamente à esquerda por um trilho (muito melhor de se fazer a descer) mas que tivemos de vencer a subir... Muita pedra, muita água, e alguns metros com ela às costas depois... lá chegámos ao alto. Estávamos no Pousal... Dai até à Malveira é sempre a subir... pela Nacional (que o tempo já não era muito...).

Ainda tivemos tempo para uma pequena humilhação... (nem se devia contar... mas a malta é muito honesta por estes lados... e contra factos...!!! :) ) um rapazito, vá lá... meia idade... pronto...velhote e a sua bicicleta.... com o seu sapatito de cabedal e a jaqueta aprumada, já para não falar na alface que levava às costas... a deixar estes dois """"atletistas""" para trás.... Ganda maluco... (Bom, mas ele não tinha, pensamos nós... :) os quase durinhos 30 que as nossas pernitas já contavam...)

Lá quase em cima já o tínhamos apanhado (grande recuperação lol!!!) mas ele, "esperto como um alho", quando nos viu pertinho... fez-se desentendido e como se tivesse chegado ao seu destino, abandona a estrada e pronto... lá ganhou a corrida...!!! Assim vale a pena...!!! Chegar áquela bonita idade com aquela genica... Também quero...!!!

E pronto... resta-nos a lavagem das burritas ali na Malveira e mais 2k's até ao ponto de chegada... um banhito e um belo peixinho... e tá feito o dia...

Maravilha... Para a semana há mais...!!!

1 comentário:

DrFunkenstein disse...

Oi 100 mãos. Achei o vosso Blog interessante e pelo menos consigo encontrar informações sobre passeios na nossa Zona Oeste. Sentimo-nos em casa. Gostei dos textos...bastante descritivos. Continuem a trabalhar para este "Vício" comum, que é muito saudável e social. Cumprimentos.